Vai conhecer meu treme-terra
‘Treme terra’, canção do Boi Bumbá Garantido
O meu tambor de guerra
Só quero avisar pra se preparar
É bem melhor sair da frente
Batuqueiro bota quente
E o povo é perreCHé
É foguete e não tem ré
O termo ‘perreché‘ é utilizado em diversas canções pelo boi bumbá Garantido, que disputa do título do Festival Folclórico de Parintins com o Caprichoso há mais de 50 anos. Inclusive, faz parte de um dos gritos de guerra do touro vermelho: “Mexeu com perreché, mexeu com todo mundo”.
A equipe do Portal Amazônia conversou com o doutor em linguística e autor do dicionário “Amazonês”, Sérgio Freire, sobre o surgimento da palavra que virou marca registrada do bumbá de coração na testa.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
De acordo com Freire, o termo ‘perreché’ é usado para se referir aos torcedores do Boi Garantido há muitos anos.
Ainda segundo o especialista, a palavra é uma corruptela de “Pé Rachado”, ou seja, quando as pessoas andavam descalças e os pés ficavam rachados. Por isso, inicialmente, o termo ‘perreché’ tinha uma conotação negativa, associada à pobreza e simplicidade dos moradores da região de Parintins.
Mudança
No entanto, com o passar do tempo, os próprios torcedores do Garantido abraçaram o termo e o ressignificaram como uma expressão de orgulho e pertencimento à sua comunidade.
Hoje, ser chamado de ‘perreché’ é motivo de honra para os torcedores do Boi Garantido, que veem nesse termo uma representação de sua origem humilde, mas também de sua paixão e devoção ao boi vermelho.
E aí? Já sabia disso?