‘Parque do Solstício’ no Amapá é incluído em Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal

Criação do parque em Calçoene faz parte das obras no Amapá, dentro do Novo PAC.

A criação do ‘Parque Arqueológico do Solstício‘, localizado no município de Calçoene, no Amapá, está dentro do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

O parque vai realizar exposições arqueológicas onde, atualmente, é a base de pesquisas do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). No local, são feitas pesquisas desde 2005.

O Parque Arqueológico do Solstício fica na área rural de Calçoene. Foto: Reprodução/Acervo IPHAN

A proposta da criação foi apresentada pelo Núcleo de Pesquisa Arqueológica do Instituto de Pesquisa do Amapá (NuParq/Iepa) e aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O arqueólogo do Iepa, Lúcio Costa Leite, informou que a criação do parque vai movimentar a população do Amapá e celebrar a preservação histórica.

“A equipe do Iepa está muito empolgada para ver o impacto positivo que essa iniciativa trará para o município de Calçoene e para todos os amapaenses. Com a criação do Parque do Solstício, a região vai poder celebrar e preservar esse patrimônio arqueológico, nos conectando ainda mais com a história e cultura do Estado”, disse o arqueólogo.

No Amapá, duas propostas foram selecionadas, além da criação do Parque Arqueológico e a Requalificação do Museu Histórico do Amapá Joaquim Caetano da Silva, localizado em Macapá.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Governo apresenta medidas implementadas na Terra Yanomami à Corte Interamericana de Direitos Humanos

Entre as novidades de 2024 apresentadas pela representante do governo brasileiro, está a implantação da Casa de Governo, em Boa Vista, Roraima.

Leia também

Publicidade