Tem amazônida nas Olimpíadas de Paris 2024! A cerimônia oficial dos jogos olímpicos aconteceu nesta sexta-feira (26) e marcou o início da competição em terras francesas. Com isso, os talentos esportivos do Brasil vão poder mostrar o seu potencial para o público e, claro, haverá participação de atletas da região amazônica na disputa que reúne esportistas do mundo inteiro.
Conheça os atletas da Amazônia Legal que disputarão as Olimpíadas 2024:
Amazonas
Após 12 anos, o Amazonas volta a ter um representante local na maior competição esportiva do mundo. Pedro Nunes é atleta do lançamento de dardo e realiza seus treinos na Vila Olímpica de Manaus. Classificado atualmente como 18º no ranking mundial da modalidade, Pedro foi convocado oficialmente para as Olimpíadas de Paris 2024, no dia 8 de julho.
Pará
Dois atletas vão representar o Pará durante as Olimpíadas de Paris. A primeira é Andrezza Lima, ginasta chamada para fazer parte da equipe brasileira de ginástica como a primeira reserva para o time. A atleta nasceu em Belém, mas atualmente mora em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e faz parte do Grêmio Náutico União (GNU).
Outro atleta paraense convocado é o boxeador Michael Trindade, que conquistou a vaga durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago e conquistou a medalha de prata, na categoria até 51 kg. Natural de Belém, o atleta morou boa parte da vida em Marituba e atualmente vive em São Paulo por fazer parte da Seleção Brasileira de boxe.
Maranhão
Quatro atletas vão representar o Maranhão nas Olimpíadas. O primeiro destaque é o médico Bruno Lobo, que busca o ouro no kitesurf. A Fórmula Kite é uma das novas classes no programa da vela para os Jogos Paris 2024. Entre 2011 e 2017, Bruno teve de conciliar os treinos do kite e a faculdade de Medicina em São Luís. Atualmente, o atleta mora em São Paulo para fazer especialização em cirurgia de joelho em São Paulo.
Outro destaque é a skatista Rayssa Leal. Nascida no município de Imperatriz em 2008, Leal ganhou destaque global através do poder dos vídeos virais e das mídias sociais. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, em julho de 2021, a atleta se destacou e conquistou uma medalha de prata.
Leia também: Afinal, a atleta Rayssa Leal é nordestina ou amazônida?
Uma participação em dose dupla vai estremecer a modalidade do rugby em Paris. As irmãs Thalia e Thalita Costa, nascidas no bairro Coroadinho, em São Luís, vão integrar a seleção brasileira de Rúgbi. As gêmeas vão disputar sua segunda Olimpíada na carreira.
Mato Grosso
Quatro atletas de Mato Grosso estão em Paris para as Olimpíadas. Entre as 18 convocadas do técnico Arthur Elias para a Seleção Brasileira de Futebol Feminino está a meio-campista Ana Vitória. Natural de Rondonópolis, a jogadora do Atlético de Madrid vai disputar a competição pela primeira vez na carreira aos 24 anos.
Dois nomes estão garantidos em provas de atletismo: Almir Junior, no Salto Triplo, é natural de Matupá e começou a praticar atletismo desde muito jovem, com foco inicial no salto em altura; e Lissandra Campos, no Salto em Distância, que acabou convocada após atualização nos rankings da World Athletics, federação internacional de atletismo. Natural de Nossa Senhora do Livramento, a jovem de 22 anos foi vice-campeã do Ibero-Americano em sua prova, além de ter sido medalha de ouro no Sul-Americano Indoor.
Caroline Santos será a representante do estado no taekwondo. Ela vem de Água Boa e adota o apelido de Juma, pela proximidade do município com o Pantanal.
Outros Estados
Em 2024, os estados do Amapá, Acre, Rondônia, Tocantins e Roraima não terão representantes nas Olimpíadas de Paris.