Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quarta, 28 Outubro 2020

'O Menor Festival de Ópera do Mundo' inicia nesta segunda-feira (13) com 4 dias de programação on-line

Produzido em ambiente virtual, "O Menor Festival de Ópera" inicia na próxima segunda-feira (13) uma série de espetáculos com artistas de todo Brasil. A iniciativa faz parte do projeto de extensão "Ópera Studio", da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e poderá ser acessada pela conta @opera.studio.am no Instagram às 20h (Horário de Manaus). Além das apresentações, a programação, que segue até a quinta-feira (16), conta com um workshop e rodas de conversa.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

De acordo com a coordenadora do "Ópera Studio", Duany Parpinelli, a iniciativa de realizar on-line "O Menor Festival de Ópera do Mundo" surge da necessidade de adaptação aos meios de interação virtual no período da pandemia do Covid-19. "Estamos adequando nosso projeto de extensão a esta nova realidade. Trata-se de um momento de reinvenção do processo de formação e produção de ópera em Manaus, com ações que abrangerão participantes do projeto, artistas e professores de todo o país", informou.

A programação conta com um workshop ministrado por Bárbara Penido, mestra em canto pela Universidade de Montreál (Canadá), que pretende no terceiro dia de programação (15/07) estimular os participantes, através do Método Feldenkrais, refinarem a propriocepção para o exercício consciente, saudável e eficiente da fonação em sua aplicação artística. As inscrições podem ser feitas pelo formulário https://forms.gle/usxKnJXuYYiVm97U7 até atingir o limite de 20 pessoas.

Reunindo de ponta a ponta

Apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA (Proex/UEA), Casarão de Ideias e o coletivo Potência das Artes do Norte (PAN), o festival tem caráter nacional, como fala o diretor musical Fabiano Cardoso. "O nosso país já estava carente de iniciativas no campo operístico. Aqui no Amazonas não tivemos o Festival Amazonas de Ópera (FAO) e percebemos a falta que fez. O convite à profissionais com atividades internacionais, dá credibilidade e um lastro de experiência ao evento", afirmou.

Também compõem a programação o tenor goiano Adriano Pinheiro, o professor de canto e coral da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) Luciano Simões, o coralista manauara Luiz Lopes, o ator, diretor e produtor baseado em Manaus Francis Madson e os paulistas Felipe Venâncio, também ator, diretor e produtor, e Richard Bauer, um dos principais nomes brasileiros da lírica atual.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou por mensagem para a conta @opera.studio.am no Instagram.

Confira abaixo a programação.

Programação

1º Dia – 13 de julho de 2020

Às 20h (Horário de Manaus) - Ação Virtual: Live no Instagram pelo perfil @opera.studio.am

Bate Papo "Práticas e Resultados em Projetos de Ópera Studio" com Fabiano Cardoso e Adriano Pinheiro

Às 21h (Horário de Manaus) – Apresentações de Abertura: Plataforma Zoom*

*: Link disponível 30 minutos antes pelo perfil @opera.studio.am no Instagram

2º Dia – 14 de julho de 2020

Às 20h (Horário de Manaus) – Ação Virtual: Live no Instagram pelo perfil @opera.studio.am

Bate Papo "Direção e Atuação em Projetos de Ópera Studio" com Francis Madson e Felipe Venâncio

3º Dia – 15 de julho de 2020

Às 16h (Horário de Manaus) – Workshop com Bárbara Penido pelo Google Meet**

**: Inscrição prévia pelo link https://forms.gle/usxKnJXuYYiVm97U7 até atingir 20 inscritos

Às 20h (Horário de Manaus) - Ação Virtual: Live no Instagram pelo perfil @opera.studio.am

Bate Papo "Formação, Carreira e Mercado de Trabalho" com Luiz Lopes e Richard Bauer

4º Dia – 16 de julho de 2020

Às 16h (Horário de Manaus) – Roda de Conversa "Técnica e Fisiologia da Voz" com Duany Parpinelli e Luciano Simões pelo perfil "Opera Studio AM" no YouTube e Facebook

Às 14h (Horário de Manaus) – Apresentações de Encerramento "Conjuntos de árias das óperas montadas pelo Ópera Studio" no IGTV do @opera.studio.am


Veja mais notícias sobre NotíciasCultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 28 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/