‘Noites Alienígenas’: filme faz panorama sobre o Acre urbano com as tradições da Amazônia

A produção conta a história de um triângulo amoroso e já ganhou prêmio em Gramado. Saiba onde assistir:

Um triângulo amoroso que acontece na periferia de Rio Branco, no Acre, é o fio condutor do longa-metragem ‘Noites Alienígenas‘, de Sérgio de Carvalho e produzido pela Saci Filme. 

A produção que faz um panorama sobre o Acre urbano com as tradições da Amazônia entrou em cartaz nos cinemas brasileiros em março e mostra a força do cinema do Norte.

Foto: Divulgação

O filme conta a história de Rivelino (Gabriel Knox), um jovem rapper e grafiteiro que acaba se envolvendo com traficantes; e do casal Paulo (Adanilo) e Sandra (Gleici Damasceno), que têm um filho e enfrentam uma vida difícil, principalmente por causa da dependência química de Paulo. A ficção é retratada na capital acreana em um contexto trágico. Quem também integra o elenco é o ator Chico Diaz, que interpreta um traficante.

O longa fez história ao ganhar cinco Kikitos de ouro na 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado nas categorias de: Melhor filme, Troféu júri da crítica, Melhor ator (Gabriel Knoxx), Melhor atriz coadjuvante (Joana Gatis) e Melhor ator coadjuvante (Chico Diaz). Em janeiro deste ano, a produção foi selecionada para ser exibida no Festival de Cinema de Gotemburgo, na Suécia.

Produção amazônida

O longa-metragem é baseado no livro homônimo de Sérgio de Carvalho, que assina a direção da produção. De acordo com Carvalho, a obra foi escrita há dez anos e teve o objetivo de retratar a dependência química, que é algo recorrente no Acre. Porém, a história sofreu uma adaptação para se encaixar no roteiro do autor para as telonas.

As gravações aconteceram em 2019 e a produção usou os principais cenários da capital acreana.

“Além do universo das drogas, eu abordo os movimentos culturais da periferia, que fazem um contraponto a toda a criminalidade. Eu moro em Rio Branco e quis retratar a realidade nua e crua. Começamos a pesquisar locações que coubessem na proposta e contamos com a ajuda da comunidade, além dos movimentos culturais. Inclusive, muitos locais fizeram figuração ou nos ajudaram na produção”, 

contou Carvalho.

Infelizmente, a pandemia da Covid-19 atrapalhou os planos da equipe de produção. Segundo o diretor, o processo de pós-produção foi lento, porém, deu o tempo necessário para organizar o material e a edição. No fim das contas, ele vê como positivo o resultado final. “O sentimento é de alegria e realização. conseguimos atingir um mercado maior e podemos mostrar um produto que represente a nossa região”, afirmou.

Confira o trailer de ‘Noites Alienígenas’ :

Em entrevista ao Grupo Rede Amazônica, a atriz Gleici Damasceno conta que ficou surpresa com a repercussão. “Eu me identifiquei muito com a história da Sandra. É claro, interpretar uma mãe é diferente, mas dentro da minha própria família, dentro da própria Baixada, onde eu nasci, eu presenciei muitas histórias parecidas, até a minha própria mãe também, que foi mãe solo. Então foi um presente interpretar a Sandra e mais ainda o Noites Alienígenas, uma surpresa para todo mundo, um filme que está sendo tão bem visto, premiado em vários festivais”, declarou. 

Saiba onde assistir ao filme: 

Acre

Cinema Araújo Rio Branco – 17:30

Amapá

Cinépolis Amapá Garden – 17h15

Manaus

Cinépolis Millenium Shopping – 18h45

Tocantins

Cine Cultura Palmas: 19h10 (quinta), 20h30 (sexta), 18h10 (sábado), Dom 19h10 (domingo) e 18h30 (quarta)

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade