Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

No Acre, Mostra de cinema destaca presença feminina na sétima arte

No Acre, Mostra de cinema destaca presença feminina na sétima arte
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março,  será exibida em Rio Branco, uma série de filmes e documentários nacionais, que retratam as mulheres em diferentes contextos e nuances.

Os curtas serão exibidos na Biblioteca Pública Estadual, todas as tardes, a partir das 14 horas. As sessões são gratuitas e abertas ao público em geral.

A mostra intitulada “Lugar de Mulher é no Cinema” é uma ação da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), por meio da Coordenação de Educação para os Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade (CEDHCD) e o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), com apoio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres),  Filmoteca Acreana, entre outros parceiros.

“Escolhemos esses filmes de acordo com as datas e os temas que atuamos, nesse caso a mulher. Para que possamos refletir sobre o tema a partir de  diferente épocas e contextos”, explica Izis Melo, coordenadora  da CEDHCD, da SEE.

Filmes

A primeira sessão começa na segunda-feira (05) com a produção “o Renascimento do Parto”, que retrata a realidade médica e obstétrica mundial. No documentário alguns especialistas relatam suas experiências e questionam a opção médica dominante na hora do parto, além de outros elementos científicos que envolvem o futuro do homem.

Na terça-feira, 06, será exibido o drama “Que Bom Te Ver Viva”. Uma produção brasileira em que ex-presas políticas da ditadura militar analisam como puderam enfrentar as torturas e prisões na época. O filme intercala cenas documentais com um monólogo ficcional. Na trama elas relatam ainda as diferentes situações e como sobreviveram a esse período.

No dia 7, véspera do dia da Mulher, será a vez da Sessão Brasileiras, com três curtas: “Leila para Sempre Diniz, EH PAGU, EH e Vida”. Todas as exibições no período da tarde, às 14 horas.

E no dia da Mulher, quinta-feira, 08, será o encerramento com a exibição do filme “Estamira”.  Como o próprio nome diz, a obra se debruça sobre a vida de Estamira Gomes de Sousa, que trabalha em um aterro sanitário no Rio de Janeiro.

Com um discurso filosófico e poético, em meio a frases, muitas vezes, sem sentido, Estamira analisa questões de interesse global fala também com uma lucidez impressionante e permite que o espectador possa repensar a loucura de cada um, inclusive a dela, moradora e sobrevivente de um lixão.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/