Narrativas Femininas pelo Mundo: viagem pela Amazônia revela papel da mulher na região

O programa conta com 5 episódios na Amazônia e será exibido pelo canal Amazon Sat a partir deste domingo (30).

A jornalista Paula Cristina, com seu instinto questionador típico da profissão, é a criadora de um projeto que revela as minúcias do cotidiano da mulher brasileira, o ‘Narrativas femininas pelo mundo’. A ideia surgiu pouco a mais de dois anos, quando ela criou uma página no Youtube, com o objetivo de mostrar diversos lugares do mundo através da rica história e saberes de mulheres de cada localidade por onde passasse. E ela chegou na Amazônia.

O primeiro episódio da saga na região se passa no município de Careiro Castanho, no interior do Amazonas. Nele, Paula conta a história de mulheres que trabalham com artesanato e agricultura, mostra a proximidade dessas amazônidas com a natureza e o meio ambiente. Ela contou ao Portal Amazônia quando surgiu a ideia inusitada de produzir o canal.

“A ideia do Narrativas Femininas surgiu em 2021 após passar uma parte da pandemia assistindo muitos documentários e programas de viagem. A pergunta que hoje é um ‘bordão’ do canal é a mesma que surgiu na minha cabeça naquele momento: ‘já imaginou conhecer um lugar por meio de histórias de mulheres que representam saberes, culturas e realidades de lá?’. O objetivo central sempre girou em torno de criar uma rede de divulgação de mulheres que trabalham com cultura e turismo pelo Brasil e pelo mundo”, esclareceu Cristina.

A jornalista conta que todo o projeto – desde as filmagens, roteiros e edição – é feito por ela e que isso é desafiador.

“Eu tenho trabalhado sozinha desde o processo de preparação da viagem até as gravações e a edição de todo material. Foi bem desafiador no começo, porque mesmo com as experiências em jornalismo, precisei aprender muita coisa do zero e dar conta de desempenhar inúmeras funções. Mas a vontade de pegar a mochila logo e sair por aí documentando essa jornada falou mais alto e tornou esse processo mais natural. Mantenho um estilo espontâneo, sem muitas formalidades, que é como eu gosto de viajar”, explicou.

Foto: Paula Cristina/Arquivo pessoal

Estreia no Amazon Sat

O ‘Narrativas Femininas pelo Mundo’ ganhou um novo caminho: os episódios que já foram gravados na Amazônia passam a serem exibidos pelo canal Amazon Sat, com estreia neste domingo (30), às 12h30 (hora Brasília).

No total, são cinco episódios que reúnem a experiência de Paula pela região. No primeiro episódio, quatro munícipes de Careiro Castanho são protagonistas e contam sobre a importância da agroecologia, uma ciência que fornece os princípios ecológicos básicos para o estudo e tratamento de ecossistemas, e o quanto o artesanato com matérias-primas utilizadas no dia a dia pode mudar a história de uma comunidade. 

Foto: Paula Cristina/Arquivo pessoal

Dona Antônia, por exemplo, tem 64 anos, trabalha com artesanato desde muito jovem. No município amazonense ela aprendeu novas técnicas e produz luminárias, cestos, chapéus entre outros itens. Para ela é motivo de muito orgulho ter peças suas espalhadas em vários países.   

“A minha vida é essa, eu trabalho desde criança com artesanato e aqui no Castanho aprendi mais coisas, dizem que sou famosa. Já vendi minhas peças para vários lugares, como São Paulo, Rio de Janeiro, para Milão, que nem sei para onde fica. O Artesanato Maravilha começou com duas peças e hoje tem meu nome espalhado no mundo até no Japão”, contou com entusiasmo a artesã na gravação. 

Acompanhe o que vai rolar no primeiro episódio:

*Por Karleandria Aarújo, estagiária sob supervisão de Clarissa Bacellar

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Imagem de microalga encontrada no Pará vence prêmio nacional de ilustração científica

Produzida no Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura do Museu Goeldi, a imagem vencedora é resultado do primeiro levantamento das comunidades de algas microscópicas da Ilha de Cotijuba.

Leia também

Publicidade