Manaus 30º • Nublado
Domingo, 23 Janeiro 2022

Professores e alunos da UEA gravam vídeo sobre obra musical escrita por Dom Pedro I

Gravacao-Marcha-Imperial-1024x646

O professor da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), Mário Trilha, produziu a gravação da "Marcha Imperial para piano a quatro mãos e clarinete", composta por Dom Pedro I (1798-1836). Até a iniciativa da UEA, a composição nunca havia sido gravada, fazendo do material um trabalho inédito.


Além de Mário, responsável pela execução do piano, a realização do vídeo contou com o apoio do professor Filipe Alexandrino, no piano; dos alunos Alan Jessé, no clarinete, e Guilherme Alves dos Santos, na parte técnica da gravação, ambos do curso de Música da Esat/UEA. O vídeo com a partitura foi produzido pelo Instituto do Piano Brasileiro.

Trilha explica que o conteúdo era relativamente desconhecido e só recentemente foi editado pela primeira vez, pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alberto Pacheco.

"É sempre relevante alguma composição de Dom Pedro I ser tocada e gravada. Foi o nosso primeiro chefe de Estado, excelente músico e bom compositor, fato pouco destacado na historiografia brasileira. É bom que a academia dê mais relevância ao fato do Brasil ter tido a sua independência liderada por alguém que também dava grande relevância à música", apontou. 

Veja mais notícias sobre MúsicaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 23 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/