Professores e alunos da UEA gravam vídeo sobre obra musical escrita por Dom Pedro I

“Marcha Imperial” foi produzida na Esat/UEA e está disponível no canal do YouTube do Instituto do Piano Brasileiro

O professor da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), Mário Trilha, produziu a gravação da “Marcha Imperial para piano a quatro mãos e clarinete”, composta por Dom Pedro I (1798-1836). Até a iniciativa da UEA, a composição nunca havia sido gravada, fazendo do material um trabalho inédito.

Além de Mário, responsável pela execução do piano, a realização do vídeo contou com o apoio do professor Filipe Alexandrino, no piano; dos alunos Alan Jessé, no clarinete, e Guilherme Alves dos Santos, na parte técnica da gravação, ambos do curso de Música da Esat/UEA. O vídeo com a partitura foi produzido pelo Instituto do Piano Brasileiro.

Trilha explica que o conteúdo era relativamente desconhecido e só recentemente foi editado pela primeira vez, pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alberto Pacheco.

“É sempre relevante alguma composição de Dom Pedro I ser tocada e gravada. Foi o nosso primeiro chefe de Estado, excelente músico e bom compositor, fato pouco destacado na historiografia brasileira. É bom que a academia dê mais relevância ao fato do Brasil ter tido a sua independência liderada por alguém que também dava grande relevância à música”, apontou. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade