Em nota, o Governo do Pará lamentou a morte do músico Joaquim de Lima Vieira, mais conhecido como ‘Mestre Vieira’, aos 83 anos, ocorrida na manhã desta sexta-feira, (2), na Vila dos Cabanos, em Barcarena, sua cidade de origem. Diagnosticado com um câncer de próstata em 2016, Mestre Vieira vinha lutando contra a doença que, em novembro do ano passado, se agravou por conta de uma anemia aguda.
Vítima de complicações decorrentes do câncer, “Mestre Vieira” foi diagnosticado com a doença em 2016. Em novembro do ano passado, o quadro clínico se agravou por conta de uma anemia aguda que o levou a ser internado. Após alta médica, passou a receber cuidados em casa, mas, na manhã da última quinta-feira (1º) voltou a ser internado às pressas, na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Vila dos Cabanos, onde veio a falecer, aos 83 anos.
Foto: Divulgação
Vieira é considerado o criador da Guitarrada, gênero autenticamente paraense reconhecido em todo o mundo. Com 60 anos de carreira, o músico deixa uma discografia composta por 18 títulos gravados e um DVD – “Mestre Vieira, 50 Anos de Guitarrada”, gravado no Theatro da Paz em 2012, que reuniu alguns de seus discípulos como Pio Lobato, Felix Robatto e André Macleuri. Ao lado de Mestre Curica e Aldo Sena, participou do projeto Mestres da Guitarrada.
Pelo conjunto da obra e por sua contribuição à cultura brasileira, recebeu do Ministério da Cultura, em 2008, a Medalha de Ordem ao Mérito Cultural Mestre Vieira. As últimas apresentações foram no segundo semestre do ano passado, quando o músico chegou a fazer shows em sua cidade natal, Barcarena, além de participar e ser homenageado no seu 83º aniversário.
Em setembro de 2017, o Governo do Pará produziu um vídeo de divulgação do Estado com o slogan “Vem Conhecer o Pará”, que teve Mestre Vieira como personalidade escolhida para representar a música paraense.
Solidário ao pesar dos amigos e familiares, o Governo do Pará reitera o reconhecimento pelo talento, importância e contribuição inequívocos deste legítimo fomentador e defensor da cultura paraense. O velório será no salão paroquial da Igreja Matriz de Barcarena e o enterro no sábado, 3 de fevereiro.
A Cultura Rede de Comunicação também lamenta a perda do músico, que esteve presente em vários projetos da emissora, como o ‘Terruá Pará’ e o ‘Mestres da Guitarrada’, que lhe rendeu um show na TV Cultura transformado em CD. A Cultura vai homenageá-lo por meio de matérias especiais no Jornal Cultura desta sexta-feira (2), às 18h30, na TV, e ainda no sábado (3), a partir das 7h, no Jornal da Manhã, da Rádio Cultura. Mestre Vieira também será lembrado no Cultura Especial, que vai ao ar logo após o programa Feira do Som, da Rádio Cultura, na tarde desta sexta.
Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.