Música, gastronomia e mais: ‘Manaus Passo a Paço 2024’ reforça cultura amazônica

Muito além de proporcionar aos fãs de artistas nacionais um momento de entretenimento, o evento conta com a performance de artistas locais, destacando ainda a gastronomia e a cultura amazônica.

O maior festival de artes integradas da Região Norte, o ‘Manaus Passo a Paço’ deu início à edição de 2024 nesta quinta-feira (5). No primeiro dia, o evento recebeu os shows nacionais de Pitty, Capital Inicial, Luan Santana, Alok, Luísa Sonza e Matuê nos palcos Leonardo Malcher e Alfândega. Mas muito além de proporcionar aos fãs desses artistas um momento de entretenimento, o evento conta com a performance de artistas locais, destacando ainda a gastronomia e a cultura amazônica.

A tarde começou animada no Centro Histórico de Manaus. Pessoas de todas as idades transitavam na região para conhecer mais da programação, que conta com diversas áreas, como: ‘Espaço Gamer Innovation – Cassina’, ‘Palco Mangueira’, ‘Palco Coreto’, ‘Feira de Empreendedorismo e Patrocinadores’, ‘Espaço Moda’, ‘Espaço Urbano’, entre outros.

Público aproveitou a área gastronomica do ‘Passo a Paço’. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Entrando pela Avenida Sete de Setembro, a primeira área que o visitante encontra é a Praça de Alimentação. Tacacá, bolo de banana pacovã, creme de camarão, farofa de jabá e pirarucu de casaca. Essas são apenas algumas opções oferecidas pelos restaurantes e lanchonetes que agregam em seus cardápios diversos iens tradicionais da culinária amazonense.

Tanto, que a primeira coisa que a advogada Márcia Fernandes fez quando chegou ao evento foi comprar uma cuia de Tacacá.

Público chegou cedo para acompanhar os shows do evento. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Muitos jovens correram para os palcos principais, um localizado na área do Porto e outro na Alfândega. O estudante Henrique Siqueira garantiu uma vaga na grade do Palco Malcher para acompanhar a apresentação de Luísa Sonza. “Eu amo a Luísa e não sei quando vou ter outra oportunidade de acompanhar um show dela”, afirmou.

Já o design Lucas Ferreira correu para o Palco da Alfândega e estava animado para acompanhar as apresentações das bandas Official 80 e Critical Age. “Eu acompanho o trabalho das grupos de rock de Manaus. É bom vê-los em eventos grandes. Fora que em uma única noite teremos Pitty e Capital Inicial. Quero assistir de perto”, afirmou.

Leia também: Grupo musical Waruna apresenta canções tradicionais indígenas no Manaus Passo a Paço 2024

Arte

Na Feira de Empreendedorismo, uma estrutura foi montada para a performance de artistas da Cia Artística Cultura Amazônia. Com o nome de ‘O Circo Contemporâneo’, a apresentação acontece entre as atrações principais e chamou a atenção de quem passava no local.

“Estar no Passo a Paço sempre é uma grande emoção, pois assinar uma produção artística no evento é uma das maneiras de valorizar as artes, a cultura regional e os artistas locais. As performances demandam dedicação quase que exclusiva do artista circense, pois envolvem técnica, resistência, flexibilidade e preparo físico”, explicou o gestor da Cia Artística Cultura Amazônica, Yghor Palhano.

Sustentabilidade

Uma das ativações que fez sucesso foi o ‘Espaço Echos da Amazônia’, da Fundação Rede Amazônica (FRAM), que levou para o público conscientização ambiental e social. De acordo com o especialista de projetos da FRAM, Matheus Aquino, a ideia é levar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para as pessoas de uma maneira divertida.

Programação

Confira AQUI a programação completa.

Saiba o que não é permitido levar para o evento:

  • Embalagens rígidas e com tampa; Latas, vidro, plástico ou metal (perfumes, cosméticos, etc.);
  • Capacetes;
  • Armas de fogo ou armas brancas de qualquer tipo;
  • Cadeiras/banquinhos, guarda-chuvas;
  • Objetos pontiagudos – tesoura, estiletes, pinças, cortadores de unha, etc.;
  • Fogos de artifício, dispositivos explosivos, sinalizadores e aparatos incendiários de qualquer espécie;
  • Bebidas;
  • Skate, bicicleta ou qualquer tipo de veículo motorizado ou não;Bastão de selfie;
  • Substâncias venenosas e/ou tóxicas, incluindo drogas ilegais;
  • Bandeiras ou cartazes contendo mensagens ou símbolos com divulgações comerciais;
  • Drones de qualquer tipo;
  • Alimentos com intuito de comercialização ou que possam representar riscos à segurança;
  • Quem recusar às inspeções, revistas e remoção dos objetos não autorizados na entrada do “Manaus Passo a Paço 2024” ficará de fora do festival.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade