O primeiro Festival Internacional de Cinema Indígena da Amazônia tem como objetivo fomentar a produção e formação indígena no cinema.
A programação da primeira edição do Festival Internacional de Cinema Indígena da Amazônia está agitando a cidade de Belém (PA). Como parte da celebração pela Semana dos Povos Indígenas, a Usina da Paz recebe a mostra de filmes com a temática indígena.
O evento segue até este domingo (23), em todas as UsiPaz de Belém e Região Metropolitanas, mas segue com outras atividades no dia 28, com mostra no espaço Savieira, na Batista Campos.
O 1º Festival Internacional de Cinema Indígena da Amazônia, que tem como objetivo fomentar a produção e formação indígena no cinema, por meio de um espaço inédito de pesquisa, diálogo, conexão e desenvolvimento entre os povos indígenas e o mundo, ocorreu em outubro do ano passado em um circuito presencial e online por meio da plataforma oficial, onde foram exibidos mais de 100 filmes de produção indígena nacional e internacional em mais de 150 países, durante o período de mostra e votação dos melhores filmes.
Os vencedores da primeira edição do festival serão celebrados na mostra dedicada à semana dos Povos Indígenas Ava Amazônia, que pretende homenagear os cineastas que se destacaram nacional e internacionalmente no Festival por meio da exibição especial dos filmes vencedores em um circuito cinematográfico inédito nas Usinas da Paz e centros de cultura parceiros.
No dia 28, a programação encerra no espaço Savieira. Às 17h, haverá mostra dos filmes vencedores do Festival AVA Amazônia; além da Mostra Eco Amazônia, Feira Arte Indígena Povo Warao, e a roda de samba em homenagem a São Jorge e Ogum.
Celebrar a cultura e a diversidade
A Semana dos Povos Indígenas tem como propósito celebrar a diversidade das histórias e das culturas dos povos indígenas brasileiros; combater preconceitos contra os indígenas; e estabelecer políticas públicas que garantam os direitos dos povos originários. Confira a programação:
23 de abril
UsiPaz Padre Bruno Sechi, Benguí, de 9h às 12h.
28 de abril
Encerramento do evento com mostra no espaço Savieira, na Batista Campos.