Milton Cunha visita galpões de Caprichoso e Garantido em Parintins

Na ilha amazonense, carnavalesco acompanhou de perto os preparativos para o 58º Festival Folclórico de Parintins, que este ano acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho.

Fotos: Reprodução

O carnavalesco, comentarista e pesquisador, Milton Cunha, visitou os galpões dos bois Caprichoso e Garantido, durante viagem a Parintins, nesta sexta-feira (4). Na ilha amazonense, ele acompanhou de perto os preparativos para o 58º Festival Folclórico de Parintins, que este ano acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho.

Leia também: Milton Cunha: conheça o paraense com coração de carnavalesco

O Festival de Parintins é protagonizado pelos bois Caprichoso (azul) e Garantido (vermelho), em uma disputa ao longo de três noites. Na arena, conhecida como bumbódromo, cada boi tem 2h30 por noite para apresentar o espetáculo pautado em um tema anunciado meses antes. No centro do bumbódromo, 21 itens são avaliados por jurados e, ao fim das três noites, o bumbá com a maior somatória de notas é o grande campeão.

Ao desembarcar na terra dos bumbás, Milton iniciou a visita no galpão do Boi Caprichoso, onde viu a confecção de roupas e alegorias do boi azul e branco. No encontro com artistas e a diretoria do bumbá, ele destacou a força da contribuição indígena e negra na identidade cultural do povo amazônico.

Do outro lado da cidade, o carnavalesco conheceu a Cidade Garantido, reduto do bumbá vermelho e branco. No local, se encontrou com diretores e artistas, e aproveitou para se unir a batucada do boi onde performou tocando rocar – um tipo de chocalho usado para embalar as toadas de boi-bumbá.

Milton ainda passou pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde conheceu o Projeto Ocara — uma iniciativa dedicada à valorização da cultura regional.

Durante as visitas, o carnavalesco falou sobre a importância do festival para a cultura brasileira, ao que se referiu como uma referência.

“É impressionante como o talento, a potência de Parintins, acaba definindo a cara do Carnaval brasileiro. O que me seduz, em Parintins, no Festival, é a capacidade do povo de dançar, cantar e contar grandes histórias”, afirmou.

Pela parte da noite, Milton Cunha concluiu a visita a Parintins com festa nos ensaios noturnos dos bois, fechando a programação com muita emoção e energia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade