Livro ‘Diário de Pilar na Amazônia’ ganhou versão em live-action. Foto: Divulgação
A Amazônia, com sua riqueza natural, diversidade cultural e histórias repletas de mistério e encantamento, tem inspirado grandes obras, da literatura e das produções audiovisuais. Diversos livros ambientados na região bem que poderiam se tornar filmes e séries, não é?
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
E sim, alguns já foram adaptados para as telas, levando ao mundo a força narrativa e o imaginário amazônico. Conheça algumas dessas produções recentes que transformaram palavras em imagens e transportaram o público para o coração da floresta:
Diário de Pilar na Amazônia
O livro Diário de Pilar na Amazônia, de Flávia Lins e Silva, ganhou uma aguardada adaptação cinematográfica em 2025. A série literária sobre a jovem aventureira Pilar ganhou inclusive o público internacional, sendo publicada em oito países e com mais de 800 mil cópias vendidas somente no Brasil.
A versão em live-action, com filmagens em Belém e Alter do Chão (PA) e Rio de Janeiro (RJ), acompanha Pilar em uma jornada pela floresta amazônica através de uma rede mágica, presente de seu avô.
Lá, ela conhece Maiara, uma ribeirinha que perdeu sua comunidade, e, com a ajuda de seres folclóricos, tenta impedir o desmatamento da floresta. A história combina aventura, ecologia e cultura popular, conquistando crianças e adultos.
Leia também: Confira 10 filmes ambientados na Amazônia
Órfãos do Eldorado
Baseado no livro homônimo do escritor amazonense Milton Hatoum, o filme Órfãos do Eldorado foi lançado em 2015. A trama gira em torno de Arminto, um homem que retorna à sua cidade natal na Amazônia e se vê envolvido em memórias dolorosas e paixões proibidas.
Com elementos de realismo mágico e o clima melancólico do fim do ciclo da borracha, a obra retrata o contraste entre a riqueza passada e o vazio existencial do presente.
O longa reforça a força poética e simbólica do universo criado por Hatoum, autor também de Relato de um certo oriente, Dois irmãos e Cinzas do norte.
Leia também: Milton Hatoum é o mais novo eleito para a cadeira número 6 da Academia Brasileira de Letras
Relato de um Certo Oriente
Ainda falando de obras de Hatoum, o romance Relato de um Certo Oriente ganhou adaptação cinematográfica em 2024 dirigida por Marcelo Gomes.
A coprodução ítalo-brasileira aborda a saga de imigrantes libaneses que se estabelecem na Amazônia após fugirem da guerra em 1949.
O filme, assim como o livro, explora temas como identidade, memória, fé e pertencimento, mostrando as complexas relações familiares e os choques culturais entre tradições do Oriente Médio e a realidade amazônica.
Lendas Amazônicas
O mais antigo dessa lista, produzido em 1998, é na verdade uma série de filmes brasileiros dirigida por Moisés Magalhães e Ronaldo Passarinho, com coprodução da GNT (Globosat): Lendas Amazônicas.
Baseada no livro ‘Visagens e Assombrações de Belém’, de Walcyr Monteiro, a produção combina ficção e documentário para recontar mitos e lendas tradicionais da região Norte, como ‘O Boto’, ‘Matinta Perera’, ‘A Cobra Grande’ e ‘Belém, Mitos e Mistérios’.
Com trilha sonora do violonista Sebastião Tapajós, o projeto é considerado um marco no cinema paraense por valorizar o folclore amazônico e transformá-lo em arte audiovisual.
