Manaus 30º • Nublado
Terça, 31 Janeiro 2023

'Jaraqui com Farinha': web novela com "tempero manauara" satiriza cotidiano de feirantes

Novela é uma paixão nacional. Geralmente, o horário nobre da televisão brasileira exibe um tipo de novela diferente, com produções feitas no eixo Rio-São Paulo, mas já imaginou como seria uma novela que se passasse em Manaus

A equipe do Canal Fama Sim é a responsável produção de uma web novela, 'Jaraqui com Farinha', exibida por meio do  YouTube.

Web novela é gravada em vários pontos da cidade. Foto: Divulgação

Na trama, o internauta confere a história de Marmitinha, que trabalha na Feira da Manaus Moderna vendendo jaraqui. A protagonista precisa lidar com as dificuldades do dia a dia e entra em diversas confusões com outros feirantes do lugar.

A novela traz no elenco apenas atores amazonenses, protagonizada por Caetana Show, Xayane, Roza Xavier, Raul Souza, Valderes Souza, Ícaro Russo, Gêkas Suede, Francisca Santos, Renata Butel Estrelas, Henrique Soares e Dayvid Mitoso Maia. Já o roteiro e direção são assinados pelo produtor audiovisual Tony Lee Júnior, enquanto a produção fica a cargo de Duque Ribeiro Júnior.

Desenvolvimento

Ao todo, a web novela conta com duas partes: a primeira com 10 capítulos e a segunda com oito. Os episódios têm cerca de 10 minutos, focando em temáticas regionais e a interação entre os personagens da Feira da Manaus Moderna.

De acordo com o produtor Duque Ribeiro Júnior, a ideia de criar a web novela surgiu em uma conversa com Tony Lee Júnior, o diretor da produção. "Certa noite, nós decidimos criar a novela e fizemos de tudo para fazê-la acontecer", destacou Júnior, que além da produção atua na área de direção de arte e figurino.

Entre personagens fixos e participações, a produção conta com 49 atores que são divididos em núcleos. "A seleção do elenco foi feita por mim e pelo Tony. Temos na nossa novela, atores com prestígio local e que agregam ao produto", afirmou Duque. 

Equipe gravando um dos capítulos de 'Jaraqui com Farinha'. Foto: Divulgação

Inspiração 

A ideia para o roteiro de 'Jaraqui com Farinha' nasceu em 2010. Na época que esboçou a história, Tony se inspirou em duas produções de sucesso: 'Sai de Baixo' e 'Toma lá dá cá'. A partir da premissa inicial, o roteirista passou a acrescentar o regionalismo nas falas dos personagens e cenários.

"Peguei os elementos de humor e apliquei o regionalismo. Afinal, a Feira da Manaus Moderna é um universo rico e que mostra o cotidiano da população manauara. As personagens Marmitinha e Sandrinha representam essa classe trabalhadora, que apesar das dificuldades não deixam a peteca cair", 

contou o roteirista ao Portal Amazônia.

Na sua filmografia, Tony conta com várias produções voltadas para o gênero do terror, como por exemplo, 'Ramires - Entre Vampiros', 'Quando Eu tinha uma vida aqui', 'Pamela' e 'H.O.M.O.F.O.B.I.A'. Pela primeira vez, ele se aventura em um produto mais leve e regional.

"É um universo novo, principalmente, por se tratar de uma obra maior, ou seja, preciso sempre deixar um gancho para um próximo capítulo. Já os curtas são produções fechadas e que exigem agilidade na sua conclusão. Particularmente, estou feliz com a empreitada", disse Tony.
Gravação no Teatro Amazonas. Foto: Divulgação

Homenagem 

As peripecias de Marmitinha e Sandrinha acontecem dentro da Manaus Moderna, porém, outras regiões da capital amazonense ganham o seu devido destaque. Para Tony, a cidade de Manaus precisa ter o seu valor reconhecido. "Sempre dou ênfase nas locações, afinal, elas são extensões dos personagens e contam parte da história que queremos entregar para o público", destacou.

Outro fator de importância dentro do roteiro é o próprio manauara. "Sabe o que eu percebi gravando 'Jaraqui com Farinha'? A hospitalidade do manauara. Na feira, por exemplo, os trabalhadores foram respeitosos e nos presentearam com um ambiente gostoso para trabalhar. Por isso, eu homenageio todos os feirantes e profissionais da capital amazonense", revelou o produtor audiovisual.

Em Outubro, a web novela chega à reta final. Tony se diz orgulhoso do trabalho desenvolvido, mesmo sem qualquer apoio. Todo o projeto é custeado pela própria equipe. Apesar disso, eles prometem entregar um final espetacular e revelam que uma nova novela já até está em produção. "Não posso adiantar muita coisa, mas continuarei apostando no regionalismo e explorando as belezas de Manaus", garantiu Tony.

Confira os cinco primeiros capítulos de 'Jaraqui com Farinha':

Veja mais notícias sobre CulturaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Fevereiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/