‘Jaraqui com Farinha’: web novela com “tempero manauara” satiriza cotidiano de feirantes

Na trama, o internauta confere a história de Marmitinha, que trabalha na Feira da Manaus Moderna vendendo jaraqui e sua interação com os feirantes do local.

Novela é uma paixão nacional. Geralmente, o horário nobre da televisão brasileira exibe um tipo de novela diferente, com produções feitas no eixo Rio-São Paulo, mas já imaginou como seria uma novela que se passasse em Manaus

A equipe do Canal Fama Sim é a responsável produção de uma web novela, ‘Jaraqui com Farinha’, exibida por meio do  YouTube.

Web novela é gravada em vários pontos da cidade. Foto: Divulgação

Na trama, o internauta confere a história de Marmitinha, que trabalha na Feira da Manaus Moderna vendendo jaraqui. A protagonista precisa lidar com as dificuldades do dia a dia e entra em diversas confusões com outros feirantes do lugar.

A novela traz no elenco apenas atores amazonenses, protagonizada por Caetana Show, Xayane, Roza Xavier, Raul Souza, Valderes Souza, Ícaro Russo, Gêkas Suede, Francisca Santos, Renata Butel Estrelas, Henrique Soares e Dayvid Mitoso Maia. Já o roteiro e direção são assinados pelo produtor audiovisual Tony Lee Júnior, enquanto a produção fica a cargo de Duque Ribeiro Júnior.

Desenvolvimento

Ao todo, a web novela conta com duas partes: a primeira com 10 capítulos e a segunda com oito. Os episódios têm cerca de 10 minutos, focando em temáticas regionais e a interação entre os personagens da Feira da Manaus Moderna.

De acordo com o produtor Duque Ribeiro Júnior, a ideia de criar a web novela surgiu em uma conversa com Tony Lee Júnior, o diretor da produção. “Certa noite, nós decidimos criar a novela e fizemos de tudo para fazê-la acontecer”, destacou Júnior, que além da produção atua na área de direção de arte e figurino.

Entre personagens fixos e participações, a produção conta com 49 atores que são divididos em núcleos. “A seleção do elenco foi feita por mim e pelo Tony. Temos na nossa novela, atores com prestígio local e que agregam ao produto”, afirmou Duque. 

Equipe gravando um dos capítulos de ‘Jaraqui com Farinha’. Foto: Divulgação

Inspiração 

A ideia para o roteiro de ‘Jaraqui com Farinha’ nasceu em 2010. Na época que esboçou a história, Tony se inspirou em duas produções de sucesso: ‘Sai de Baixo’ e ‘Toma lá dá cá’. A partir da premissa inicial, o roteirista passou a acrescentar o regionalismo nas falas dos personagens e cenários.

“Peguei os elementos de humor e apliquei o regionalismo. Afinal, a Feira da Manaus Moderna é um universo rico e que mostra o cotidiano da população manauara. As personagens Marmitinha e Sandrinha representam essa classe trabalhadora, que apesar das dificuldades não deixam a peteca cair”, 

contou o roteirista ao Portal Amazônia.

Na sua filmografia, Tony conta com várias produções voltadas para o gênero do terror, como por exemplo, ‘Ramires – Entre Vampiros’, ‘Quando Eu tinha uma vida aqui’, ‘Pamela’ e ‘H.O.M.O.F.O.B.I.A’. Pela primeira vez, ele se aventura em um produto mais leve e regional.

“É um universo novo, principalmente, por se tratar de uma obra maior, ou seja, preciso sempre deixar um gancho para um próximo capítulo. Já os curtas são produções fechadas e que exigem agilidade na sua conclusão. Particularmente, estou feliz com a empreitada”, disse Tony.

Gravação no Teatro Amazonas. Foto: Divulgação

Homenagem 

As peripecias de Marmitinha e Sandrinha acontecem dentro da Manaus Moderna, porém, outras regiões da capital amazonense ganham o seu devido destaque. Para Tony, a cidade de Manaus precisa ter o seu valor reconhecido. “Sempre dou ênfase nas locações, afinal, elas são extensões dos personagens e contam parte da história que queremos entregar para o público”, destacou.

Outro fator de importância dentro do roteiro é o próprio manauara. “Sabe o que eu percebi gravando ‘Jaraqui com Farinha’? A hospitalidade do manauara. Na feira, por exemplo, os trabalhadores foram respeitosos e nos presentearam com um ambiente gostoso para trabalhar. Por isso, eu homenageio todos os feirantes e profissionais da capital amazonense”, revelou o produtor audiovisual.

Em Outubro, a web novela chega à reta final. Tony se diz orgulhoso do trabalho desenvolvido, mesmo sem qualquer apoio. Todo o projeto é custeado pela própria equipe. Apesar disso, eles prometem entregar um final espetacular e revelam que uma nova novela já até está em produção. “Não posso adiantar muita coisa, mas continuarei apostando no regionalismo e explorando as belezas de Manaus”, garantiu Tony.

Confira os cinco primeiros capítulos de ‘Jaraqui com Farinha’:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Lucia Alberta Baré: amazonense é nomeada nova presidenta da Funai

Antes de assumir funções de direção na Funai, Lucia Alberta Baré atuou por oito anos na Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel da Cachoeira (AM).

Leia também

Publicidade