Inscrições para oficinas do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá estão abertas

A primeira oficina ocorre entre os dias 8 e 11 de abril, das 14h às 15h30

 Em todas suas edições, o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – Cinemato, contribuiu para a formação e capacitação de muitos profissionais que hoje atuam no mercado do Cinema e Publicidade. Do mesmo modo, na edição de 2021 serão oferecidas quatro oficinas gratuitas entre os dias 8 e 11 de abril, em ambiente virtual.

Nesta 20ª edição, as oficinas ofertadas são de roteiro, produção executiva, som direto e maquiagem de efeitos especiais e os participantes receberão certificado pela atividade. Inscrições abertas com vagas limitadas a 20 pessoas.

Foto: Divulgação

Os links para inscrição estão logo abaixo da descrição das oficinas:

Roteiro

A primeira oficina ocorre entre os dias 8 e 11 de abril, das 14h às 15h30. É o vencedor da 19ª edição do Cinemato, de Melhor Filme, por Tatuagem, o diretor e roteirista Hilton Lacerda, que ministra as aulas.

Ele conta que além de falar da carreira que trilhou ao longo de 32 anos de atuação, vai relatar o processo de construção narrativa de importantes roteiros que assinou, como Amarelo Manga e Fim de Festa.

“E a partir daí vou abrindo para outras experiências, como Piedade – em mais uma parceria com Cláudio Assis e também, Tatuagem e Cartola. As tônicas serão então, de escrever para outro olhar e escrever para si mesmo”.

Hilton também falará sobre séries que escreveu e dirigiu, como Fim do Mundo, Lama dos Dias e a inédita Chão de Estrelas. “Enfim, sobre novos desafios. Outro assunto que entra em pauta é a questão política da produção de conteúdo nacional e os enfrentamentos de direitos no relacionamento com as plataformas possíveis”.

Inscrição aqui: https://forms.gle/dKQiUCYrcKVd5E7V6

Maquiagem de Efeitos Especiais

A maquiadora profissional Déia Okamura, especializada em maquiagem de efeitos especiais, compartilha seu conhecimento com os participantes da oficina. Será no dia 9 de abril, das 14h às 16h.

“Nesta oficina vamos trabalhar o conhecimento das técnicas de maquiagem voltadas para produtos audiovisuais, assim como os tipos de materiais utilizados para cada efeito e necessidades partindo do estudo de personagens. Abordaremos também o processo para desenvolvimento dos efeitos especiais e as melhores formas para higienização dos materiais utilizados”, explica.

Inscrição aqui: https://forms.gle/PR5x2rQb5qX6C4Ss5

Produção Executiva

A produtora executiva Caroline Araújo ministra oficina no dia 10 de abril, das 14 às 16h. Durante a atividade, ela vai ensinar como desenvolver bom trabalho no projeto audiovisual.

“Vamos falar sobre organograma, processos colaborativos, aplicação da Teoria do ator em rede e outros fatores que mudaram a forma de se pensar o produtor executivo com mero executor, pois ele também ocupa um lugar de produtor criativo”.

A oficina, de maneira fluida, e com aplicação de metodologias ativas visa, trazer algumas ferramentas introdutórias para a compreensão e início do desenvolvimento dos trabalhos de produção executiva, com os principais hight ligts do tema, passando pela composição de equipe, receita, conhecimento contábil e jurídico no universo audiovisual.

Inscrição aqui: https://forms.gle/MQxpg6kX7ujigj8j9

Som Direto

Por fim, o ciclo de oficinas encerra no dia 11 de abril, das 14h às 16h. Yuri Kopcak recebe os participantes para um bate papo que terá como ponto de partida o seguinte questionamento: “Qual o tamanho do teu projeto e o tamanho do teu equipamento?”.

“Falaremos sobre a construção de uma narrativa sonora do filme, técnicas de microfonação, posicionamento do microfone aéreo; a relação sinal x ruído; dublagem e ADR; a importância da ambiência; foley e ruído de sala”, elenca.

Inscrição aqui: https://forms.gle/59muurawLocCHPy49

O Festival

O Cinemato volta à cena com incentivo da Lei Aldir Blanc. O projeto foi aprovado no edital Circuito de Mostras e Festivais realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) em parceria com o Governo Federal, via Secretaria de Cultura do Ministério do Turismo.

A edição 2021 conta ainda com apoio da Assembleia Legislativa Mato Grosso – via Assembleia Social, da Universidade Federal de Mato Grosso (IGHD/UFMT), Cineclube Coxiponés e Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT), Laboratório de Comunicação e Cultura – A Lente e Inca – Inclusão, Cidadania e Ação e produção da Latitude Filmes.

Serviço

Oficinas do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá

Roteiro, Maquiagem de Efeitos Especiais, Produção Executiva e Som Direto

Entre os dias 8 e 11 de abril

Gratuitas, com certificado

Inscrições: www.cinemato21.com.br

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade