Inscrições para oficinas do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá estão abertas

A primeira oficina ocorre entre os dias 8 e 11 de abril, das 14h às 15h30

 Em todas suas edições, o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – Cinemato, contribuiu para a formação e capacitação de muitos profissionais que hoje atuam no mercado do Cinema e Publicidade. Do mesmo modo, na edição de 2021 serão oferecidas quatro oficinas gratuitas entre os dias 8 e 11 de abril, em ambiente virtual.

Nesta 20ª edição, as oficinas ofertadas são de roteiro, produção executiva, som direto e maquiagem de efeitos especiais e os participantes receberão certificado pela atividade. Inscrições abertas com vagas limitadas a 20 pessoas.

Foto: Divulgação

Os links para inscrição estão logo abaixo da descrição das oficinas:

Roteiro

A primeira oficina ocorre entre os dias 8 e 11 de abril, das 14h às 15h30. É o vencedor da 19ª edição do Cinemato, de Melhor Filme, por Tatuagem, o diretor e roteirista Hilton Lacerda, que ministra as aulas.

Ele conta que além de falar da carreira que trilhou ao longo de 32 anos de atuação, vai relatar o processo de construção narrativa de importantes roteiros que assinou, como Amarelo Manga e Fim de Festa.

“E a partir daí vou abrindo para outras experiências, como Piedade – em mais uma parceria com Cláudio Assis e também, Tatuagem e Cartola. As tônicas serão então, de escrever para outro olhar e escrever para si mesmo”.

Hilton também falará sobre séries que escreveu e dirigiu, como Fim do Mundo, Lama dos Dias e a inédita Chão de Estrelas. “Enfim, sobre novos desafios. Outro assunto que entra em pauta é a questão política da produção de conteúdo nacional e os enfrentamentos de direitos no relacionamento com as plataformas possíveis”.

Inscrição aqui: https://forms.gle/dKQiUCYrcKVd5E7V6

Maquiagem de Efeitos Especiais

A maquiadora profissional Déia Okamura, especializada em maquiagem de efeitos especiais, compartilha seu conhecimento com os participantes da oficina. Será no dia 9 de abril, das 14h às 16h.

“Nesta oficina vamos trabalhar o conhecimento das técnicas de maquiagem voltadas para produtos audiovisuais, assim como os tipos de materiais utilizados para cada efeito e necessidades partindo do estudo de personagens. Abordaremos também o processo para desenvolvimento dos efeitos especiais e as melhores formas para higienização dos materiais utilizados”, explica.

Inscrição aqui: https://forms.gle/PR5x2rQb5qX6C4Ss5

Produção Executiva

A produtora executiva Caroline Araújo ministra oficina no dia 10 de abril, das 14 às 16h. Durante a atividade, ela vai ensinar como desenvolver bom trabalho no projeto audiovisual.

“Vamos falar sobre organograma, processos colaborativos, aplicação da Teoria do ator em rede e outros fatores que mudaram a forma de se pensar o produtor executivo com mero executor, pois ele também ocupa um lugar de produtor criativo”.

A oficina, de maneira fluida, e com aplicação de metodologias ativas visa, trazer algumas ferramentas introdutórias para a compreensão e início do desenvolvimento dos trabalhos de produção executiva, com os principais hight ligts do tema, passando pela composição de equipe, receita, conhecimento contábil e jurídico no universo audiovisual.

Inscrição aqui: https://forms.gle/MQxpg6kX7ujigj8j9

Som Direto

Por fim, o ciclo de oficinas encerra no dia 11 de abril, das 14h às 16h. Yuri Kopcak recebe os participantes para um bate papo que terá como ponto de partida o seguinte questionamento: “Qual o tamanho do teu projeto e o tamanho do teu equipamento?”.

“Falaremos sobre a construção de uma narrativa sonora do filme, técnicas de microfonação, posicionamento do microfone aéreo; a relação sinal x ruído; dublagem e ADR; a importância da ambiência; foley e ruído de sala”, elenca.

Inscrição aqui: https://forms.gle/59muurawLocCHPy49

O Festival

O Cinemato volta à cena com incentivo da Lei Aldir Blanc. O projeto foi aprovado no edital Circuito de Mostras e Festivais realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) em parceria com o Governo Federal, via Secretaria de Cultura do Ministério do Turismo.

A edição 2021 conta ainda com apoio da Assembleia Legislativa Mato Grosso – via Assembleia Social, da Universidade Federal de Mato Grosso (IGHD/UFMT), Cineclube Coxiponés e Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT), Laboratório de Comunicação e Cultura – A Lente e Inca – Inclusão, Cidadania e Ação e produção da Latitude Filmes.

Serviço

Oficinas do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá

Roteiro, Maquiagem de Efeitos Especiais, Produção Executiva e Som Direto

Entre os dias 8 e 11 de abril

Gratuitas, com certificado

Inscrições: www.cinemato21.com.br

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Novo grupo de indígenas isolados no Amazonas está sem proteção há mais de um ano

Funai não publica portaria de restrição de uso nem monta base para monitorar isolados; empresa madeireira e de exploração de gás e óleo atuam na região.

Leia também

Publicidade