A Cia dos Palhaços de Curitiba (PR) abrirá a programação de setembro com a comédia musical “Concerto em Ri Maior” encenada pelo maestro e palhaço Wilson Chevchenco e seu fiel amigo Sarrafo. O espetáculo será apresentado no dia 12, no Teatro Amazonas, as 20h. A companhia irá promover, dia 11, a Oficina do Sarrafo, no Sesc Centro, rua Henrique Martins, n 427.
Ainda em setembro, dia 25, o grupo Circo no Ato do Rio de Janeiro (RJ) apresenta o espetáculo “A Salto Alto”, no Teatro Amazonas, as 20h. A trama coloca em discussão o consumismo desenfreado da sociedade contemporânea. Nos dias 23 e 24 a companhia irá realizar a oficina ‘Elementos da acrobacia para criação cênica’, no Sesc Centro, das 14h às 18h.
Finalizando as atividades de setembro, dia 26, as 18h, o Casarão de Ideias recebe o encontro ‘Pensamento Giratório’ que visa compartilhar estratégias de gestão, produção e metodologias com os envolvidos no cenário cultural local. O Casarão fica localizado na rua Barroso, n. 279, no Centro.
No mês das crianças, A La Cascata Cia. Cômica de São José dos Campos (SP) apresenta o freak-show de humor “Animo Festas”, dia 4, as 19h, no Teatro da Instalação, na rua Frei José dos Inocentes, s/n, Centro. Na trama, o palhaço Klaus detalha suas memórias no submundo das festas infantis. A oficina da companhia intitulada ‘Cascatas Cômicas’ será realizada nos dias 2 e 3 no Sesc Centro, das 15h às 18h.
Para a coordenadora de dança do Sesc AM, Jennyfer Lages, o Palco Giratório tem uma importância muito grande para a classe artística do Amazonas e todos os lugares por onde o projeto perpassa porque traz um processo de formação além da contribuição estética que o projeto produz. O estado recebe o projeto há 20 anos.
“O acesso das pessoas aos espetáculos nacionais, espetáculos que circulam na América Latina e espetáculos de grande visibilidade que o Brasil possui. Nós recebemos grupos e espetáculos que compõem todo o cenário da dança, do teatro e do circo na nossa região e isso é de suma importância para fortalecer os trabalhos dos artistas locais que desenvolvem sua arte”, disse.
Palco Giratório
O projeto visa apoiar manifestações artísticas voltadas para o desenvolvimento cultural e a democratização da cultura nacional. O Palco Giratório é reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das artes cênicas, intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros.
SETEMBRO
Oficina do Sarrafo (circo)
Espetáculo “Concerto em Ri Maior”
Oficina Elementos da acrobacia para criação cênica (circo)
Pensamento Giratório – Estratégias de gestão, produção e metodologias
Oficina Cascatas Cômicas
Espetáculo “Animo Festas”
NOVEMBRO
Oficina Relação entre corpo e suas aplicações espaciais
Espetáculo de dança “O Crivo”