4 histórias curiosas sobre a origem de bairros de Porto Velho

Um dos mais populares é Arigolândia, pois durante a 2ª Guerra Mundial, soldados da borracha foram para Porto Velho e entre eles muitos eram nordestinos, chamados de “arigós”.

Alguns bairros de Porto Velho, em Rondônia, têm histórias curiosas sobre suas origens. Um deles é Pedacinho de Chão. Na década de 1970 foi preciso abrir uma avenida chamada Norte e Sul, que começava na avenida Pinheiro Machado e acabava no quartel do 5º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), que hoje é a Avenida Rogério Weber, no bairro Baixa da União. 

As pessoas foram retiradas e transferidas para um novo local, o Pedacinho de Chão, que recebeu esse nome em homenagem a uma novela da Rede Globo que passava na época. 

“Então falaram pra os moradores que os levariam para uma terra legalizada e documentada onde eles teriam o pedaço de chão de deles”, explicou o economista e historiador Anísio Gorayeb.

Já o bairro mais antigo da história do município, Caiari, surgiu como o primeiro conjunto habitacional do Brasil, a partir do primeiro governador do Território Federal do Guaporé, Aluísio Ferreira, que nacionalizou a Ferrovia Madeira-Mamoré. 

“Aluísio era diretor da Estrada de Ferro e tinha a intenção de construir o conjunto com casas em alto padrão de luxo para que morassem os diretores, engenheiros e administradores da Madeira-Mamoré”, contou Gorayeb.

Sobre o bairro Triângulo, localizado na beira do rio, o historiador explicou que com a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, o trem entrava em um triângulo para virar a locomotiva e conseguir retornar o trajeto, a ação deu origem ao nome do bairro.

Durante a 2ª Guerra Mundial, soldados da borracha foram para Porto Velho, muitos nordestinos chamados de “arigós” moravam na região próxima ao Rio Madeira que recebeu o nome de Arigolândia, pela grande concentração destes moradores. 

Vista aérea do Bairro Arigolândia. Foto: Anisio Gorayeb Filho

Ruas e avenidas 

De acordo com o historiador, as grandes obras de Porto Velho foram realizadas pela Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e definiu o traçado da cidade, herdado dos americanos que implantaram o formato de ruas retas, que levavam aos pontos extremos, facilitando a locomoção pela cidade.

A avenida Sete de Setembro chamava-se rua do Comércio e a avenida Presidente Dutra, de Rua Divisória, e surgiram no início da criação da cidade. Surgiram outros bairros com nomes curiosos, como o bairro da Lagoa, que fica localizado em uma região que alagava muito e todas as ruas têm nomes de peixes, e o bairro Marechal Rondon, que as ruas receberam nomes de minérios.

*Acervo g1 Rondônia

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade