Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sábado, 24 Outubro 2020

Chefe amazonense cria brigadeiro de farinha de mandioca do Uarini

brigadeira de farinha do uarini
Se tem uma coisa que não pode faltar na mesa do amazônida é a farinha. Segundo dados do estudo "análise de Consumo Alimentar no Brasil", com base na Pesquisa de Orçamento Familiares (POF) 2017-2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os habitantes da região Norte são os que mais consomem a farinha de mandioca. 
Brigadeiro de Farinha do Uarini. (Foto:Divulgação)
Ela é como se fosse algo indispensável na culinária regional e é bastante experimentada em diversos pratos. Como pirão, a farinha é hidratada com os caldos onde foram cozidos os alimentos, e servido como uma papa viscosa. No chibé, a mistura é mais simples, a farinha é colocada em um recipiente com bastante água, e o acompanhamento é, geralmente, algo salgado. E, não menos importante, o consumo dela in natura, de forma seca, ela envolve o alimento ou fruta que a acompanha.


Como uma boa amazonense, a chefe de cozinha Lorraine Mendes, de 21 anos e formada em gastronomia, inventou um brigadeiro de farinha do Uarini, que promete ser um sucesso.

"Algo que a minha família fazemos desde criança é colocar a farinha dentro da lata de leite condensado e comer. Creio que muita gente, principalmente os manauaras fazem isso, e então, quis colocar em prática em um brigadeiro. Há tempos eu venho fazendo os testes do brigadeiro de farinha até conseguir fazer e manter a crocância", conta a chefe.

Chefe de cozinha Lorraine Mendes. (Foto:Divulgação/Acervo Pessoal)
Lorraine lembra que o diferencial na receita está na crocância do doce com toque de baunilha e no apelo regional da farinha de Uarini.



"A farinha do Uarini está presente na mesa do amazonense, é ela que acompanha o peixe assado, o açaí, então podemos dar infinitas utilidades pra ela, a da ovinha por ser mais sofisticada, e o sabor é mais presente", disse.


A farinha usada na receita tem a origem no município de Uarini (distante cerca de 500 quilômetros de Manaus), e tem uma peculiaridade no formato, é mais arredondada que as demais, por isso também é conhecida por ovinha.


Para quem quiser experimentar o brigadeiro, a empreendedora ainda está montando o cardápio que disponibilizará, nos próximos dias, por aplicativos de entregas de comidas.


"Estou finalizando meu período como confeiteira em uma cafeteria daqui de Manaus e vou me dedicar ao meu negócio, tendo com uma das novidades, o brigadeiro de farinha do Uarini", completa.


Para quem quiser saber mais sobre os produtos, pode entrar em contato com a Lorraine Mendes Gastronomia através das redes sociais pelo link @lorrainemendess_

Brigadeiro de Farinha do Uarini. (Foto:Divulgação)

Veja mais notícias sobre CidadesGastronomiaNotícias.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 25 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/