Foto: Reprodução/Instagram-@aseviamao
Comer uva embaixo da mesa para atrair amor, pular sete ondas no réveillon para renovar as energias ou acender velas para fazer pedidos. Para algumas pessoas podem ser apenas superstições, mas para outras, são práticas carregadas de significado, fé e ancestralidade. Entre essas tradições, os banhos energéticos ocupam um lugar especial.
O banho de ervas é uma prática ancestral utilizada há séculos em diferentes povos e religiões, como o Candomblé e a Umbanda, e seu objetivo busca promover limpeza energética, proteção espiritual, equilíbrio emocional e fortalecimento da fé.
Leia também: Portal Amazônia responde: o que é banho de cheiro?
A mãe de santo Jucélia de Yemanjá compartilha o uso de duas folhas nativas da Amazônia muito presentes nos banhos energéticos e de descarrego: o cipó-alho e o peão roxo. Confira:
Cipó-alho
O cipó-alho (Mansoa alliacea) é uma trepadeira nativa das florestas tropicais amazônicas, e seu nome popular vem do forte aroma de alho que suas folhas e ramos exalam quando são amassados ou triturados.
“Para fazer o banho de descarrego, eu uso muito o cipó-alho, para a gente trazer toda aquela descarga”, explica a mãe de santo.
Leia também: Plantas medicinais na Amazônia com uso na gastronomia

Peão roxo
Outra planta citada por Jucélia é o peão roxo, um arbusto que pode chegar a até cinco metros de altura, com ramos e folhas arroxeadas e pilosas.
A planta possui seiva leitosa e tóxica, o que exige cuidado em seu manuseio, e flores da mesma tonalidade roxa.

“Muita gente não sabe para que serve, mas ele serve também para descarga, e pode ser encontrada na rua”, explica a mãe de santo.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Banhos energéticos
Antes de tomar os banhos, a mãe de santo alerta para a preparação espiritual e corporal que deve ser feita:
“Na hora de fazer o banho, se for um banho de descarga deve se pensar em todas as negatividades que devem ser tiradas, depois tomar um banho comum do dia a dia, e em seguida realizar o banho atrativo, pois não adianta nada sem banho atrativo”.
De acordo com a mãe Jucélia, mesmo que você tome um banho atrativo deve procurar uma forma de conseguir aquilo que deseja atrair. “O banho traz as atrações, mas ele não vai bater na tua porta e dizer ‘tô aqui!’. Não é desse jeito, tem que procurar”, explicou.
Banho de descarrego
Jucélia de Yemanjá explica que o banho mais comum é aquele que utiliza uma ‘tampinha’ de amônia diluída na água com sal grosso. Na preparação, deve-se macerar as folhas na água para retirar o sumo, misturar e deixar descansar uns minutinhos antes de se banhar.
“Depois de misturar tudinho direitinho, se toma o banho do pescoço para baixo. Esse é um banho que todo mundo toma, porque é prático”, explicou.
Banho atrativo
Segundo a mãe de santo, existem diversos banhos atrativos, e neles se usam essências, ervas, grãos, como sementes de girassol, cravinho, folha de louro e canela.
“A gente pega essas folhas secas, faz uma fervura com elas, coa e espera esfriar. Esse banho se toma da cabeça para baixo”, explicou.
*A entrevista completa com a mãe Jucélia de Yemanjá foi ao ar no programa Galeria, do canal Amazon Sat.
