Manaus 30º • Nublado
Quinta, 22 Fevereiro 2024

Filme perdido sobre a Amazônia é descoberto na República Checa

Um filme sobre a Amazônia há muito dado como perdido foi redescoberto em Praga, na República Checa, este ano. Trata-se de 'Amazonas, O Maior Rio do Mundo', obra considerada o primeiro longa-metragem filmado na Amazônia, que em 1918 destacava a riqueza natural da região.

Encontrado nos primeiros meses deste ano, a película foi enviada ao diretor do Festival de Cinema Mudo de Pordenone (Itália), Jay Weissberg, que percebeu não se tratar de uma produção norte-americana, como haviam suposto, mas sim uma das obras lendárias de Silvino Santos.

O português foi um dos pioneiros do cinema brasileiro e, após um contato com o pesquisador paraense Sávio Stoco, que fez uma tese sobre o cineasta, foi confirmado que aquele era mesmo o filme perdido.

Foto: Reprodução/Národní Filmový Archiv

Sumiço 

O negativo da obra foi furtado e levado para a Europa pelo prósprio sócio de Santos. Ele mudou o nome do filme e passou a comercializá-lo na Europa em 1921. Mas desde 1931, o filme que mostra cenas em Manaus, Belém e até do povo indígena Witoto, passou a ser considerado perdido.

O jornal britânico The Guardian informou que exibições de 'Amazonas, o Maior Rio do Mundo' estão previstas tanto no Brasil quanto na República Tcheca. "Não tínhamos a menor esperança de que esse trabalho um dia fosse encontrado. É basicamente um milagre", declarou o pesquisador Sávio Stoco para o periódico. 

Veja mais notícias sobre CulturaAmazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 22 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/