O Festribal nasceu como uma ramificação do Festival Folclórico de Juruti. A celebração apresentava cordões de pássaros, quadrilhas, bumba-meu-boi e carimbó.
“O nascimento de um curumim com traços diferentes (mais claro e cabelo avermelhado) na aldeia Munduruku não foi bem aceito. A família do curumim se rebelou contra o cacique Munduruku e junto com mais alguns indígenas se refugiou às margens do Lago do Juruti-Velho, onde havia um bosque de Muirapinimas, árvore cuja madeira de lei era utilizada para a fabricação de móveis no período colonial. Em homenagem à árvore, a Tribo dissidente se auto-denominou Muirapinima e passou a ser inimiga da sua antiga Tribo Mundurukus”.
Lenda da disputa entre os povos Munduruku e Muirapinima
Essa é a sinopse da trama principal do Festival das Tribos Indígenas de Juruti ou Festribal. A festa cultural acontece sempre no último fim de semana do mês de julho ou início de agosto no município de Juruti, oeste do Pará. O evento resgata em forma de espetáculo a cultura indígena nativa da cidade.
O Festribal nasceu como uma ramificação do Festival Folclórico de Juruti. A celebração apresentava cordões de pássaros, quadrilhas, bumba-meu-boi e carimbó. Em 1993, surgiu uma dança com coreografia indígena de nome ‘Tribo Munduruku’. Como não havia essa categoria no festival, no ano seguinte foi criado um outro grupo intitulado ‘Tribo Muirapinima’ para concorrer com os Mundurukus. A primeira disputa entre as duas tribos ocorreu em 1995.
O palco das apresentações do Festribal é o Tribódromo, arena onde as tribos se apresentam. No espaço, as tribos Muirapinima (vermelho e azul) e Munduruku (vermelho e amarelo) se enfrentam pela conquista de mais um título. A festa retrata a cultura indígena em forma de música, artes cênicas, alegorias e danças. O modo de vida do caboclo, os rituais indígenas, o pescador e o farinheiro são algumas das inspirações do festival.
Desde 2008, o Festival Folclórico das Tribos Indígenas de Juruti é considerado Patrimônio Cultural do Pará pela Lei Estadual nº 7.112, de 19 de março de 2008; e desde 2011, pela Lei Municipal nº 1.010/2011, de 23 de setembro de 2011, foi declarado e reconhecido como Patrimônio Cultural do Município de Juruti.
Conheça as tribos
Tribo Munduruku: Foi fundada em 1993 e suas cores são vermelho e amarelo. É a tribo que surge de uma dança com coreografia indígena.
Tribo Muirapinima: Foi fundada em 1994 e suas cores são vermelho e azul. A tribo surgiu da Dança do Fogo (grupo de coreografia indígena do Colégio Américo Lima).