FestLendas: 5 curiosidades sobre o festival que exalta a cultura amazônida

São quase três décadas de festividade que movimenta o turismo, o comércio e divulga a cultura no município amazonense de Novo Aripuanã.

O município de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros ao sul de Manaus) se prepara para realizar mais uma edição do ‘FestLendas’, que inicia nesta sexta-feira (16) e segue até o sábado (17). 

O Portal Amazônia reuniu algumas curiosidades sobre o evento que exalta a cultura amazônida. Confira:

Foto: Reprodução /Facebook

Tradição  

O FestLendas acontece há 27 anos no município de Novo Aripuanã, no Amazonas.

Lendas

São dois dias de festa com a apresentação das lendas: 

Lenda do Apurinã

Lenda do Jurupari

Lenda Anaupira 

Lenda do Tucumã

Local da disputa

A arena que recebe o embate das agremiações de Novo Aripuanã se chama ‘Lendódramo’.

Interrupções

O Festlendas foi interrompido em algumas ocasiões. Durante cinco anos, entre 2014 a 2018, o festival não foi realizado no município. Também teve interrupção entre 2020 e 2021, por conta da pandemia da Covid-19. Mas em 2022, o FestLendas volta a animar o município.

Oportunidade regional

O evento não impulsiona só o município de Novo Aripuanã, como também para moradores próximos, entre eles, as cidades de Autazes, Nova Olinda do Norte, Borba, Apuí, Manicoré, Humaitá, Manacapuru, Itacoatiara, Manaus e até outros Estados.

Confira imagens do Festlendas:

Atrações de 2022 

A programação também inclui os shows de atrações regionais como Uendel Pinheiro, 100% Abusado, Rafinha Barba e Lucas Alho, atrações locais e torneios de vôlei, dominó e tênis de mesa. Funcionará também no local espaço gastronômico, feira de artesanato, exposição de artes plásticas e um parque temático. 

O prefeito de Novo Aripuanã, Jocione Souza, disse que o FestLendas é um grande incentivo econômico, gerando emprego e renda para a população. “Novo Aripuanã tem despontado cada vez mais no cenário amazonense, como uma cidade acolhedora, pujante e rica em tradições culturais”, garante.

A festa deve movimentar o município com certa de 30 mil pessoas, entre brincantes, moradores e turistas. A entrada é gratuita.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Plano Nacional de Mineração 2030: geologia, mineração, transformação mineral

O Brasil, salienta o Plano, é um importante produtor mundial de minérios; contudo, seu consumo per capita encontra-se entre 15% e 30% dos países que já lograram atingir níveis mais elevados de desenvolvimento.

Leia também

Publicidade