Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 13 Abril 2021

Ilustrador amazonense cria versões cotidianas das lendas amazônicas

Você já imaginou as lendas amazônicas vivendo a rotina de um ser humano? Em Manaus, o ilustrador Nilberto Jorge se fez a mesma pergunta e desenvolveu um projeto onde coloca personagens do imaginário amazônico em situações comuns.

De acordo com Nilberto, esse projeto das lendas foi seu trabalho de conclusão no curso de design da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Com o passar do tempo, ele começou a aperfeiçoar seus desenhos e publicou nas redes sociais. "Fazemos o TCC na pressa, às vezes com pouca experiência. Depois da faculdade, adquiri mais conhecimento na área e pude desenvolver melhor meus personagens", explicou.

Para o ilustrador, o principal objetivo do projeto é fazer com que o próprio amazônida se reconheça através das lendas. "A gente tem pouco contato com as crenças e personagens populares. Temos uma história rica e cheia de nuances", destacou. Ele também falou que a principal inspiração foi o seriado "Deuses Americanos", que coloca divindades vivendo como pessoas comuns na terra.

Iara, Matinta Perera, Boto, Curupira e Mapinguari foram os primeiros personagens criados pelo ilustrador. Nilberto contou para o Portal Amazônia qual seu personagem favorito. "Sempre gostei de ilustrar e desenvolver a Matinta Perera, infelizmente, a maioria das pessoas não a conhecem, mas quando veem a ilustração vão pesquisar para conhecer a lenda. E o legal é que existem muitas lendas a serem conhecidas", destacou.

Atualmente, Nilberto dá aulas e publica suas obras em sua página no instagram. Para os jovens que querem entrar para o mundo dos desenhos, o ilustrador deixa uma mensagem. "Sempre desenhei mal, porém, gostava do que fazia. Desenho no nível de boneco de palito. Com o tempo, decidi pesquisar e estudar sobre o assunto. Hoje, tenho um traço que me satisfaz. O segredo é correr atrás das coisas que deseja", disse.

Confira mais ilustrações de Nilberto:

Veja mais notícias sobre AmazonasArte.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 13 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/