Festival Folclórico de Codajás retorna após 6 anos e busca reforçar identidade cultural

A proposta do Festival Folclórico de Codajás é fortalecer a identidade local por meio da arte, da tradição e da participação ativa da comunidade.

Fotos: Divulgação

Após seis anos de pausa, o Festival Folclórico de Codajás retorna no Amazonas. Nos 1º e 2 de agosto, o município de Codajás se transformou no palco da 12ª edição de um dos mais tradicionais eventos culturais da região. O tema, ‘O resgate e a valorização da cultura popular codajaense’, vai de encontro a busca do evento em 2025: reforçar a identidade cultural local.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A proposta é fortalecer a identidade local por meio da arte, da tradição e da participação ativa da comunidade. O evento conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Conselho Estadual de Cultura, além de ter apoio do Governo Federal, através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Organizado pelo Instituto Puxirum de Educação e Cultura — organização local dedicada à educação, inclusão e valorização da cultura amazônica — e sob a coordenação do produtor cultural Mário Fernando da Silva Santos, o evento conta com novidades, como o 1º Concurso Municipal de Quadrilhas de Bairro.

“Este evento é mais do que uma festa: é um movimento de resistência cultural, um espaço onde os bairros mostram sua força criativa, suas cores, suas vozes. Dessa maneira, reforçamos a importância do puxirum, ou seja, da construção coletiva para fazer cultura no Amazonas”, afirmou Mário Fernando, coordenador geral do projeto.

Fotos: Divulgação

Além de ser um momento importante de celebração cultural, o festival também tem impacto direto na economia local. Para Silvio Barros, coordenador de produção, o evento beneficia diversos setores.

“O festival é importante e necessário, pois além de celebrar nossa cultura popular, ainda movimenta a economia do município de Codajás. É um projeto onde todos ganham: os artistas, os comerciantes e a comunidade”, destacou.

Fotos: Divulgação

Durante os dois dias de festival em 2025, com entrada gratuita, o público acompanha uma programação diversificada, que inclui:

  • Apresentações das Quadrilhas Juninas Eldorado e Rosa de Anil
  • 1º Concurso Municipal de Quadrilhas de Bairro
  • Danças folclóricas das escolas do município
  • Feira gastronômica com comidas típicas da região
  • Atrações musicais
  • Brincadeiras juninas
  • Quadrilha improvisada

*Com informações da Agência Amazonas

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Árvores de florestas tropicais da Amazônia já sentem impactos climáticos, aponta estudo

Fruto de um amplo trabalho coletivo internacional, estudo conta com colaboração de 160 pesquisadores de vinte países.

Leia também

Publicidade