Festival Folclórico de Codajás retorna após 6 anos e busca reforçar identidade cultural

A proposta do Festival Folclórico de Codajás é fortalecer a identidade local por meio da arte, da tradição e da participação ativa da comunidade.

Fotos: Divulgação

Após seis anos de pausa, o Festival Folclórico de Codajás retorna no Amazonas. Nos 1º e 2 de agosto, o município de Codajás se transformou no palco da 12ª edição de um dos mais tradicionais eventos culturais da região. O tema, ‘O resgate e a valorização da cultura popular codajaense’, vai de encontro a busca do evento em 2025: reforçar a identidade cultural local.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A proposta é fortalecer a identidade local por meio da arte, da tradição e da participação ativa da comunidade. O evento conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Conselho Estadual de Cultura, além de ter apoio do Governo Federal, através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Organizado pelo Instituto Puxirum de Educação e Cultura — organização local dedicada à educação, inclusão e valorização da cultura amazônica — e sob a coordenação do produtor cultural Mário Fernando da Silva Santos, o evento conta com novidades, como o 1º Concurso Municipal de Quadrilhas de Bairro.

“Este evento é mais do que uma festa: é um movimento de resistência cultural, um espaço onde os bairros mostram sua força criativa, suas cores, suas vozes. Dessa maneira, reforçamos a importância do puxirum, ou seja, da construção coletiva para fazer cultura no Amazonas”, afirmou Mário Fernando, coordenador geral do projeto.

Fotos: Divulgação

Além de ser um momento importante de celebração cultural, o festival também tem impacto direto na economia local. Para Silvio Barros, coordenador de produção, o evento beneficia diversos setores.

“O festival é importante e necessário, pois além de celebrar nossa cultura popular, ainda movimenta a economia do município de Codajás. É um projeto onde todos ganham: os artistas, os comerciantes e a comunidade”, destacou.

Fotos: Divulgação

Durante os dois dias de festival em 2025, com entrada gratuita, o público acompanha uma programação diversificada, que inclui:

  • Apresentações das Quadrilhas Juninas Eldorado e Rosa de Anil
  • 1º Concurso Municipal de Quadrilhas de Bairro
  • Danças folclóricas das escolas do município
  • Feira gastronômica com comidas típicas da região
  • Atrações musicais
  • Brincadeiras juninas
  • Quadrilha improvisada

*Com informações da Agência Amazonas

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade