Festival em Santa Luzia do Pacauí celebra importância da mandioca para o Amapá

Durante o festival, acontecem competições para eleger as melhores iguarias a partir da mandioca, como farinha e tapioca.

A mandioca, também conhecida como macaxeira, aipim, uaipi ou maniveira, é a terceira maior fonte de carboidratos nos trópicos, depois do arroz e do milho. Na região amazônica, a mandioca pode ser consumida de diversas maneiras, ela vai desde o beiju, tapioca, tucupi e tacacá. 

No distrito de Santa Luzia do Pacauí, na área rural de Macapá (AP), o fruto tem um festival para chamar de seu. Isso mesmo. Na cidade, a população celebra o Festival da Mandioca, que reúne uma programação com atividades esportivas, culturais e shows artísticos. A ideia do evento é destacar o potencial da mandiocultura na região e sua importância econômica para o Amapá.

Durante o festival, acontecem competições para eleger as melhores iguarias a partir da mandioca, como farinha e tapioca. O evento também conta com ações sociais, palestras e atendimentos para produtores rurais, incluindo emissões de documentos.

Tecnologia

Em 2024, o Festival chegou a sua 32ª edição em julho. De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Rafael Martins: “Estamos juntos com a comunidade para realizar um evento que envolve, além dos momentos festivos, ações sociais, palestras e atendimento ao produtor para emissões de documentos”.

Durante o evento, técnicos extensionistas mostraram aos produtores rurais inserções de tecnologias na agricultura familiar, como a apresentação de um protótipo de uma mini estufa para multiplicação rápida de manivas-sementes.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peças europeias dos séculos 18 e 19 são encontradas durante obras em praça no Amapá

Arqueólogos encontram as peças em escavações na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. Objetos serão estudados por pesquisadores da Unifap.

Leia também

Publicidade