A mandioca, também conhecida como macaxeira, aipim, uaipi ou maniveira, é a terceira maior fonte de carboidratos nos trópicos, depois do arroz e do milho. Na região amazônica, a mandioca pode ser consumida de diversas maneiras, ela vai desde o beiju, tapioca, tucupi e tacacá.
No distrito de Santa Luzia do Pacauí, na área rural de Macapá (AP), o fruto tem um festival para chamar de seu. Isso mesmo. Na cidade, a população celebra o Festival da Mandioca, que reúne uma programação com atividades esportivas, culturais e shows artísticos. A ideia do evento é destacar o potencial da mandiocultura na região e sua importância econômica para o Amapá.
Durante o festival, acontecem competições para eleger as melhores iguarias a partir da mandioca, como farinha e tapioca. O evento também conta com ações sociais, palestras e atendimentos para produtores rurais, incluindo emissões de documentos.
Tecnologia
Em 2024, o Festival chegou a sua 32ª edição em julho. De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Rafael Martins: “Estamos juntos com a comunidade para realizar um evento que envolve, além dos momentos festivos, ações sociais, palestras e atendimento ao produtor para emissões de documentos”.
Durante o evento, técnicos extensionistas mostraram aos produtores rurais inserções de tecnologias na agricultura familiar, como a apresentação de um protótipo de uma mini estufa para multiplicação rápida de manivas-sementes.