O longa brasileiro assinado por Luiz Bolognesi, que fez parte da mostra Panorama, conta a história de Perpera, um índio Paiter Suruí que viveu até os 20 anos em um grupo isolado na floresta, onde se tornou pajé. Após o contato com os brancos, um pastor evangélico afirma que os atos e saberes do pajé são coisas do diabo e Perpera passa a viver um conflito interno. Apesar de se dizer evangélico e se definir como ex-pajé, continua tendo visões dos espíritos da floresta.
Carolina Fernandes, que assina a assistência de direção e coordenação de produção Amazônia do filme, falou sobre a premiação. “Ganhamos o prêmio especial do júri como melhor filme documentário na mostra Panorama, no festival de Berlim, dentre os mais de 4 mil filmes inscritos. Toda a equipe está realizada e feliz com a projeção desta temática, que é tão importante para o povo Paiter Suruí e demais povos da Amazônia”, disse.
O documentário segue para outros festivais, como o É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, de São Paulo, e pretende entrar em circuito comercial de cinemas ainda em 2018.
Confira um teaser do documentário.
Ex – Shaman from BANKSIA FILMS on Vimeo.