Saiba quais eventos “bovinos” antecedem o Festival Folclórico de Parintins

Este ano, a apoteose dos bumbás acontece entre os dias 28, 29 e 30 de junho. Porém, a temporada de eventos bovinos teve início no dia 15 de março com uma festa no Teatro Amazonas.

No mês de junho, a ilha de Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus), no Amazonas, ganha destaque nacional graças ao Festival Folclórico, que marca o embate entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido. Porém, a festividade não é exclusiva do mês de junho e movimenta torcedores tanto em Parintins, quanto na capital do Amazonas.

Este ano, a apoteose dos bumbás acontece entre os dias 28, 29 e 30 de junho. Porém, a “temporada bovina” (data que marca os eventos pré Festival de Parintins) teve início no dia 15 de março com uma festa no Teatro Amazonas.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Já no dia 23 de março, teve início a temporada de ensaios dos Bumbás Caprichoso e Garantido, no Sambódromo de Manaus. A partir desta data, os bois seguiram um esquema de revezamento para os seus ensaios: o Bar do Boi Caprichoso e o Curral do Garantido.

Porém, alguns eventos antecedem a temporada bovina e exaltam a pluralidade do Caprichoso e do Garantido.

Wilson Lima junto a Fred Góes (presidente do Garantido) e Rossy Amoedo (presidente do Caprichoso). Foto: Reprodução/Governo do Amazonas

Carnaboi

Antes das festividades do Festival Folclórico de Parintins, os bumbás Caprichoso e Garantido participam do Carnaboi. O evento é uma das festas populares em Manaus, no Amazonas, que fazem parte do calendário de Carnaval, unindo a folia com as toadas do Festival Folclórico de Parintins  há mais de 20 anos. 

Comandado pelos bois Caprichoso e Garantido, as apresentações do evento acontecem durante o fim de semana de Carnaval e contam com mais de 30 artistas.

Criado em fevereiro de 2000, tornou-se um evento que une os torcedores dos bois-bumbás rivais para celebrar a folia de momo valorizando a regionalidade. 

Assim como a maioria dos blocos de Carnaval, o Carnaboi conta com um ‘abadá’, que em Manaus ficou conhecido como “tururi”, que dá acesso aos brincantes aos shows. Eles podem ser encontrados em uma feira de artesanato montada dias antes do Carnaboi.

Saiba mais: 3 curiosidades sobre o Carnaboi, a festa de Carnaval com ritmos amazônicos

Foto: Reprodução/SEC AM

Boi Manaus

No dia 24 de outubro é celebrado o aniversário de Manaus, a capital do Amazonas. Como forma de celebrar, os bumbás Caprichoso e Garantido se unem para o Boi Manaus. A festa teve sua primeira edição realizada em outubro de 1997.

A ideia de criar o Boi Manaus surgiu em 1996, durante uma das edições do Bar do Boi que, até então, acontecia na TV Lândia Mall (atual Plaza Shopping). Com tamanha repercussão no decorrer das edições, o evento acabou sendo transferido para o Sambódromo da capital, localizado na Zona Oeste.

Outro dos diferenciais do Boi Manaus, além de celebrar as toadas, é o uso dos tururis, uma espécie de abadá regional. Os foliões customizavam os tururis e, dessa forma, acompanhavam os trios-elétricos, que tocavam o melhor do ‘dois pra lá, dois pra cá’ dos bumbás Garantido e Caprichoso.

Além disso, o Boi Manaus contava com um esquenta, a Feirinha do Tururi, onde os brincantes podiam comprar os seus tururis e ainda conferir shows com grupos regionais.

Foto: Arquivo/Portal Amazônia

Os eventos pré Festival de Parintins

Agora confira os eventos que fazem parte da tradicional temporada bovina do Festival Folclórico de Parintins:

Caprichoso

Toda a tradição do bumbá azul e branco é celebrada no Bar do Boi. O evento movimentou o Sambódromo de Manaus nos dias 6 e 20 de abril; 4 e 18 de maio. As festividades continuam nos dias 15 e 22 de junho, quando acontece o encerramento das festividades.

O Bar do Boi serviu para os brincantes aprenderem as novas canções e coreografias do Caprichoso. Subiram no palco do evento os itens oficiais do touro negro, entre eles Edmundo Oran (Apresentador), Patrick Araújo (Levantador de Toadas), Valentina Cid (Sinhazinha), Marciele Albuquerque (cunhã-poranga) e Marcela Marialva (Porta-estandarte).

Os ensaios aconteceram em paralelo no curral Zeca Xibelão, localizado em Parintins.

Foto: Divulgação / Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

O Boi Caprichoso lançou, no dia 27 de abril, em Parintins (a 369 quilômetros), o álbum 2024, intitulado de ‘Cultura – O Triunfo do Povo’. Antecedendo o Festival de Parintins, o lançamento aconteceu no curral Zeca Xibelão com a presença da torcida azulada. A festa já faz parte da tradição e do calendário oficial do boi.

No dia 22 de junho, o Bumbá Caprichoso participa do Boi de Rua, em Parintins. O evento é feito para celebrar a cultura e trajetória do touro negro. A concentração será no Curral Zeca Xibelão e seguirá pelas ruas da ilha tupinambarana.

No mês de junho, o Curral Zeca Xibelão, em Parintins, vira o principal ponto de ensaio para os brincantes do Caprichoso. Nas semanas que antecedem o Festival Folclórico, a diretoria do Caprichoso intensifica os ensaios técnicos para a disputa.

O Curral do Garantido nada mais é do que uma festa realizada para familiarizar os torcedores do bumbá vermelho com as novas músicas e coreografias. Este ano, os eventos aconteceram nos dias 30 de março; 13 e 27 de abril; e 11 de maio.

Além das novas músicas e coreografias, o Curral também contou com a participação dos itens oficiais do bumbá Garantido, como por exemplo, Denildo Piçanã (tripa do boi), Isabelle Nogueira (cunhã-poranga), Valentina Cid (sinhazinha da fazenda), Adriano Paketa (pajé), Lívia Christina (porta-estandarte) e Edilene Tavares (rainha do folclore).

Os ensaios aconteceram em paralelo no curral Lindolfo Monte Verde, localizado em Parintins.

Foto: Divulgação / Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

No dia 27 de abril, o álbum ‘Segredos do Coração’ foi lançado no curral do Boi Garantido, reunindo a nação vermelha e branca, no Sambódromo de Manaus. No repertório, a mistura das novas toadas e as antológicas agradou ao público, que respondeu entoando refrãos, comprovando que apesar de novo, o álbum traz 15 faixas que já estão na boca da galera.

Declarada como patrimônio cultural e imaterial do Amazonas, a Alvorada é uma das maiores manifestações populares de Parintins.

O evento deste ano, realizado no início de maio, marcou a reestreia do trio elétrico ‘Pavulagem’, um carro de som reestruturado que, anos atrás, fazia parte das programações de rua do Boi Garantido. Em cima do Pavulagem, a Banda Garantido e os levantadores de toadas executavam as melhores composições que marcaram época no Boi da Baixa do São José.

Outro evento tradicional no calendário do Garantido é a Feijoada do Movimento Amigos do Garantido (MAG). Na festa, os brincantes podem aproveitar um dos pratos mais consumidos no Brasil, além de assistirem a shows exclusivos com os itens do Garantido.

A despedida da torcida vermelha e branca de Manaus, rumo a Parintins, acontece no dia 23 de junho, domingo, a partir das 12h, com concentração na avenida do Samba, ao lado do Sambódromo. A carreata já faz parte do calendário oficial do MAG.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

A realidade da Reserva Legal na Amazônia e o Projeto de Lei 3334/2023

As Reservas Legais, juntamente com as APPs, desempenham um papel essencial nesse contexto, protegendo a vegetação nativa e garantindo acesso aos benefícios proporcionados pelos ecossistemas.

Leia também

Publicidade