Fotos: Reprodução/Livro ‘Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus’
Em meio à rotina acelerada de Manaus (AM), muitos moradores e visitantes passam despercebidos por elementos históricos e culturais espalhados pela cidade.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Entre eles, algumas estátuas se destacam não apenas por sua beleza, mas também por seu valor sagrado segundo o cristianismo.
Leia também: Onde estão as estátuas que representavam o passado e futuro em praça de Manaus?
Quatro dessas obras foram catalogadas no livro ‘Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus’, de Maria Evany do Nascimento:
Nossa Senhora da Conceição
A imagem de Nossa Senhora da Conceição está localizada no frontão da Igreja Matriz. A estátua é esculpida em mármore, a peça tem aproximadamente 1,30 metro de altura e segue os moldes clássicos, com contornos rígidos e detalhamento nas dobras do tecido.
A expressão da santa transmite súplica e intercessão, com os braços unidos sobre o peito e o olhar voltado para o alto, evocando devoção e esperança entre os fiéis.

Nossa Senhora Auxiliadora
Localizada na Praça Nossa Senhora Auxiliadora, na Avenida Joaquim Nabuco, esta imagem sagrada foi confeccionada em cimento e mede 1,60 metro de altura. O pedestal da estátua, também de cimento, possui 2,30 metros de altura, com uma base composta por pedra e cimento.
De acordo com Mário Ypiranga (1988), a estátua foi produzida na Fábrica Santa Cruz, no Rio de Janeiro, especializada na confecção de imagens sacras em cimento branco.
A representação segue um modelo tradicional de Nossa Senhora Auxiliadora, trazendo Maria com o Menino Jesus nos braços. A criança, coroada, abre os braços, simbolizando acolhimento e proteção.

Cristo de Braços Abertos
A estátua do Cristo de Braços Abertos é feita em cimento e possui aproximadamente 3 metros de altura, assentada sobre um pedestal de cerca de 5 metros. A postura da figura remete ao Cristo acolhedor, como se estivesse proferindo o Sermão da Montanha, e também à popular representação da Ascensão.
Entre os detalhes esculpidos, destacam-se um coração em alto-relevo, as ondulações da roupa nas mangas, cabelos longos, barba, bigode e a boca levemente entreaberta. O pedestal, adornado com ondulações na parte superior, pode simbolizar a escada que leva ao céu, representando a jornada espiritual dos fiéis.

São Sebastião
A escultura de São Sebastião, feita em mármore branco, mede cerca de 1,30 metro e está localizada na torre central da Igreja de São Sebastião. Segundo a tradição católica, o santo era um soldado romano que se converteu ao Cristianismo, sendo martirizado com flechas sob ordens do imperador Maximiano e posteriormente flagelado até a morte.
Os fiéis acreditam que São Sebastião intercede contra a peste, a fome e a guerra. Sua festa é comemorada em 20 de janeiro, data em que é realizada uma procissão e festividades na praça da igreja.
A estátua segue um modelo iconográfico tradicional: o santo aparece amarrado, com o braço direito elevado e o esquerdo para baixo, vestindo apenas um pano enrolado na cintura, evocando sua resiliência e fé inabalável.
