Conheça 4 estátuas sagradas encontradas em Manaus

As obras foram catalogadas no livro ‘Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus’, de Maria Evany do Nascimento.

Fotos: Reprodução/Livro ‘Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus’

Em meio à rotina acelerada de Manaus (AM), muitos moradores e visitantes passam despercebidos por elementos históricos e culturais espalhados pela cidade.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Entre eles, algumas estátuas se destacam não apenas por sua beleza, mas também por seu valor sagrado segundo o cristianismo.

Leia também: Onde estão as estátuas que representavam o passado e futuro em praça de Manaus?

Quatro dessas obras foram catalogadas no livro ‘Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus’, de Maria Evany do Nascimento:

Nossa Senhora da Conceição

A imagem de Nossa Senhora da Conceição está localizada no frontão da Igreja Matriz. A estátua é esculpida em mármore, a peça tem aproximadamente 1,30 metro de altura e segue os moldes clássicos, com contornos rígidos e detalhamento nas dobras do tecido.

A expressão da santa transmite súplica e intercessão, com os braços unidos sobre o peito e o olhar voltado para o alto, evocando devoção e esperança entre os fiéis.

Fotos: Reprodução/Livro ‘Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus’

Nossa Senhora Auxiliadora

Localizada na Praça Nossa Senhora Auxiliadora, na Avenida Joaquim Nabuco, esta imagem sagrada foi confeccionada em cimento e mede 1,60 metro de altura. O pedestal da estátua, também de cimento, possui 2,30 metros de altura, com uma base composta por pedra e cimento.

De acordo com Mário Ypiranga (1988), a estátua foi produzida na Fábrica Santa Cruz, no Rio de Janeiro, especializada na confecção de imagens sacras em cimento branco.

A representação segue um modelo tradicional de Nossa Senhora Auxiliadora, trazendo Maria com o Menino Jesus nos braços. A criança, coroada, abre os braços, simbolizando acolhimento e proteção.

Fotos: Reprodução/Livro ‘Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus’

Cristo de Braços Abertos

A estátua do Cristo de Braços Abertos é feita em cimento e possui aproximadamente 3 metros de altura, assentada sobre um pedestal de cerca de 5 metros. A postura da figura remete ao Cristo acolhedor, como se estivesse proferindo o Sermão da Montanha, e também à popular representação da Ascensão.

Entre os detalhes esculpidos, destacam-se um coração em alto-relevo, as ondulações da roupa nas mangas, cabelos longos, barba, bigode e a boca levemente entreaberta. O pedestal, adornado com ondulações na parte superior, pode simbolizar a escada que leva ao céu, representando a jornada espiritual dos fiéis.

Fotos: Reprodução/Livro ‘Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus’

São Sebastião

A escultura de São Sebastião, feita em mármore branco, mede cerca de 1,30 metro e está localizada na torre central da Igreja de São Sebastião. Segundo a tradição católica, o santo era um soldado romano que se converteu ao Cristianismo, sendo martirizado com flechas sob ordens do imperador Maximiano e posteriormente flagelado até a morte.

Os fiéis acreditam que São Sebastião intercede contra a peste, a fome e a guerra. Sua festa é comemorada em 20 de janeiro, data em que é realizada uma procissão e festividades na praça da igreja.

A estátua segue um modelo iconográfico tradicional: o santo aparece amarrado, com o braço direito elevado e o esquerdo para baixo, vestindo apenas um pano enrolado na cintura, evocando sua resiliência e fé inabalável.

Fotos: Reprodução/Livro ‘Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus’
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade