Escritor manauara Vitor Gusmão vence premiação literária nacional em três categorias

A premiação contempla a divulgação de novos escritores em todo o país além de promover a literatura.

O poeta e escritor amazonense Vitor Gusmão, natural da cidade de Manaus, participou, neste fim de semana, do Prêmio Ecos da Literatura, no qual foi vencedor em três categorias. O evento, que aconteceu no dia 25 de maio na cidade de São Paulo (SP), atualmente está em sua 5º edição. A premiação contempla a divulgação de novos escritores além de promover a literatura.

Vitor Gusmão compareceu à cerimônia de premiação, da qual saiu triplamente vitorioso, com o apoio por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Seu primeiro livro de poesias, “Sentimentos e Vivências”, lançado em agosto de 2023 pela Editora Brunsmarck, foi indicado a três categorias do Prêmio Ecos da Literatura: Melhor Livro de Poesia, Autor Revelação e Melhor Livro Nacional.

O autor e vencedor dessas três categorias no Prêmio Ecos da Literatura compartilha sua experiência e gratidão pela oportunidade de participar e ser finalista do evento, destacando a representação da Amazônia em sua vestimenta e em seu discurso. “Foi muito gratificante a experiência de estar participando presencialmente da cerimônia de premiação literária. Eu nunca tinha ido ao Sudeste brasileiro, então foi muito legal ter tido essa oportunidade”, afirma

“Fui com uma camisa escrito ‘O Norte Existe’, um chapéu e um colar indígena. Busquei fortalecer muito a nossa região, falei da dificuldade que a gente enfrenta, falei dos povos indígenas, e falei o quanto eu tenho orgulho de ser daqui, de onde nós somos, de pertencer a essa cultura.” disse.

Durante sua apresentação, o escritor recitou um poema inédito de sua autoria, chamado “Filho da Amazônia”, agradando bastante o público. Ele reforça que apesar de estar no início de sua carreira literária, pretende continuar produzindo e aprofundando-se na cultura dos povos amazônicos.

O autor também agradeceu o apoio da SEC por apoiar sua participação na premiação, ressaltando a importância de levar a literatura nacional para diferentes locais e promovê-la.

“Agradeci ao nosso secretário Estadual de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, no primeiro discurso, porque foi a Secretaria de Cultura e Economia Criativa que ajudou com as passagens. E isso também é importante, para levar nossos nomes e divulgar a literatura nacional nesses ambientes”, destaca.

O poeta amazonense ainda está concorrendo ao prêmio nacional “Reflexo Literário” com seu primeiro livro de poesias, “Sentimentos e Vivências”. Gusmão concorre em duas categorias: Autor Revelação (Vitor Gusmão) e Melhor livro de poesia (“Sentimentos e Vivências”).

*Com informações da Secretaria de Cultura do Amazonas

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Entenda qual a função de um consulado e quais estão presentes nas capitais da Região Norte  

Os serviços prestados por um consulado são essenciais na diplomacia internacional, pois fornecem assistência e proteção aos cidadãos de um país em território estrangeiro.

Leia também

Publicidade