Manaus 30º • Nublado
Quarta, 01 Fevereiro 2023

Ednelza Sahdo, a história da grande dama do teatro amazonense

image
O teatro, o Carnaval e a cultura amazonense perderam, na noite do dia 30 de novembro, a Dama do Teatro Amazonense, Ednelza Sahdo. A artista estava se tratando contra pneumonia, mas não resistiu e faleceu aos 78 anos. 

Sua história se confundiu com o crescimento do cenário cultural da cidade de Manaus e, por isso, a atriz amazonense é reconhecida por ter desempenhado diversos outros papéis dentro e fora dos palcos. 
Ednelza, a grande dama do teatro amazonense. Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus

Além de performar, Sahdo desempenhava diversos outros papéis dentro e fora dos palcos. Sua história se confundiu com o crescimento do cenário cultural da cidade de Manaus e, dessa maneira, Ednelza ganhou o apelido de 'dama do teatro amazonense', um título que lhe trazia orgulho.

Ednelza nasceu no dia 16 de fevereiro de 1945, na maternidade Santa Casa de Misericórdia. Seu nascimento trouxe um bom presságio, porque enquanto Ednelza dava o primeiro choro, acontecia uma festa de Carnaval na Avenida Eduardo Ribeiro.

Atriz se destacava no cenário teatral do Amazonas. Foto: Reprodução/Governo do Amazonas

A mãe de Ednelza, a dona Maria da Conceição Sahdo, que era apaixonada por cinema, queria que o nome da artista fosse Edlamar por causa de uma atriz famosa na época. Mas seu avô sugeriu o nome Ednelza devido a um barco que ele possuiu.

Segundo a própria artista, o carnaval fez parte de sua vida desde o nascimento, pois sua vida artística também começou cedo. Aos cinco anos de idade, Ednelza, com o incentivo da família, adentrou no universo do entretenimento.

Com a tenra idade, ela passou a cantar na Rádio Difusora em concursos musicais. A partir deste momento, Ednelza também passou a conhecer mais do cenário cultural e se especializou em dublagens musicais.

Ela participou de diversos projetos em sua carreira. Foto: Reprodução

Aos 14 anos, a artista participou do concurso de Rainha da Dublagem. Para impressionar os jurados, Ednelza dublou a canção 'Jambalaya', de Brenda Lee & The Casuals. A performance agradou e ela se tornou a Rainha da Dublagem manauara.

Ainda no universo das interpretações, tornou-se atriz. Com o passar do tempo, ela foi se apaixonando pelos palcos e fez disso a sua profissão. E fez da profissão sua luta, buscando disseminar a arte do teatro em Manaus, principalmente, tratando de espaços para a execução de espetáculos. 

Outra grande paixão da atriz era o Carnaval. Durante anos, ela desempenhou o papel de porta-bandeira da Escola de Samba Aparecida.

Carreira vasta 

Com mais de 50 anos de carreira, Ednelza se especializou em atuação e direção de peças teatrais. Em seu currículo, ela conta com diversos espetáculos, além de filmes, minisséries, curtas-metragens e até participação em novelas. Já no ano de 2014, Sahdo foi homenageada pela Escola de Samba Grande Família. 

Espetáculos como 'Jurupari, a guerra dos sexos', 'O Grito Da Morte' e o musical 'Amor de Pano' também preenchem o vasto currículo da atriz. Suas produções e interpretações lhe renderam muitos prêmios e homenagens no decorrer da carreira.

Em outubro deste ano, a dama do teatro foi homenageada durante o 16° Festival de Teatro da Amazônia, realizado no Teatro Amazonas pela Federação de Teatro do Estado (Fetam).

Parte da história da atriz com o carnaval amazonense está exposta no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), Zona Sul de Manaus. Aberta para visitação do público, a mostra permanente tem fantasias carnavalescas memoráveis da artista como porta-bandeira.

Homenagem  

Em 2015,  o Portal Amazônia realizou uma entrevista especial com Ednelza para o projeto 'Vidas e Retratos'. Na época, a escolha da atriz foi unânime para a produção, que pensava em homenagear grandes nomes da história amazonense. Confira:

Veja mais notícias sobre CulturaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários: 1

Enézio E. de Almeida Filho em Sexta, 02 Dezembro 2022 14:35

Eu fiquei muito feliz em ler o sucesso reconhecido de uma conhecida de minha infância.

Eu fiquei muito feliz em ler o sucesso reconhecido de uma conhecida de minha infância.
Visitante
Quarta, 01 Fevereiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/