A Amazônia brasileira abriga cidades marcadas pela união de culturas, riquezas naturais e momentos históricos ao longo dos séculos. Assim, ao se considerar suas fundações a partir da contagem da colonização, as capitais da Amazônia Legal apresentam desenvolvimento em anos diferentes, mas que se unem para formar a construção da região.
Leia também: Entenda a diferença entre Amazônia Legal, Internacional e Região Norte
O Portal Amazônia preparou uma lista com as datas de fundação das capitais da Amazônia Legal que mostram as origens e os momentos históricos dessas localidades. Confira:
Rio Branco (Acre)
Data de Fundação: 28 de dezembro de 1882
Resumo Histórico: Criada como um núcleo ligado à exploração do látex, a cidade se tornou capital em 1920, com a anexação do Acre ao Brasil.
Macapá (Amapá)
Data de Fundação: 4 de fevereiro de 1754
Resumo Histórico: Com origem colonial, Macapá foi um importante ponto estratégico no período da expansão portuguesa na região.
Manaus (Amazonas)
Data de Fundação: 24 de outubro de 1669
Resumo Histórico: Surgiu ao redor do Forte de São José do Rio Negro. Seu apogeu veio no final do século XIX, com o Ciclo da Borracha.
Cuiabá (Mato Grosso)
Data de Fundação: 8 de abril de 1719
Resumo Histórico: A cidade foi fundada à margem esquerda do rio Cuiabá, por Pascoal Moreira Cabral, e descoberta por Miguel Sutil, ambos bandeirantes nascidos na cidade de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo.
São Luís (Maranhão)
Data de Fundação: 8 de setembro de 1612
Resumo Histórico: Fundada pelo francês Daniel de La Touche, mais conhecido como ‘Senhor de La Ravardière’, a capital maranhense é a quinta cidade mais antiga do país. Sua formação teve como objetivo estabelecer a França Equinocial na região dos trópicos, dentro do contexto da economia mercantilista.
Belém (Pará)
Data de Fundação: 12 de janeiro de 1616
Resumo Histórico: Fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco, Belém foi um dos primeiros núcleos urbanos na Amazônia e desempenhou papel crucial durante o Ciclo da Borracha.
Porto Velho (Rondônia)
Data de Fundação: 2 de outubro de 1914 e 24 de janeiro de 1915
Resumo Histórico: Porto Velho foi criada como município em 2 de outubro de 1914, mas a sua história começou em 1907, quando desbravadores começaram a construir a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Porém, a cidade conta ainda com a data de instalação do Município de Porto Velho, em 24 de janeiro de 1915, quando o major Fernando Guapindaia assumiu como primeiro prefeito local.
Leia também: Por que Porto Velho e Rondônia celebram quatro “aniversários”?
Boa Vista (Roraima)
Data de Fundação: 9 de julho de 1890
Resumo Histórico: Sua construção foi bastante planejada e Boa Vista é a única capital brasileira localizada completamente ao norte da linha do Equador.
Palmas (Tocantins)
Data de Fundação: 20 de maio de 1989
Resumo Histórico: Criada após a Constituição de 1988, Palmas é uma capital planejada para ser o centro administrativo e econômico do mais jovem estado brasileiro.