Você sabe quais são as datas de fundação das capitais da Amazônia Legal?

Ao se considerar suas fundações, as capitais da Amazônia Legal apresentam desenvolvimento em anos diferentes, mas que se unem para formar a construção da região.

A Amazônia brasileira abriga cidades marcadas pela união de culturas, riquezas naturais e momentos históricos ao longo dos séculos. Assim, ao se considerar suas fundações a partir da contagem da colonização, as capitais da Amazônia Legal apresentam desenvolvimento em anos diferentes, mas que se unem para formar a construção da região.

Leia também: Entenda a diferença entre Amazônia Legal, Internacional e Região Norte

O Portal Amazônia preparou uma lista com as datas de fundação das capitais da Amazônia Legal que mostram as origens e os momentos históricos dessas localidades. Confira:

Rio Branco (Acre)

Data de Fundação: 28 de dezembro de 1882

Resumo Histórico: Criada como um núcleo ligado à exploração do látex, a cidade se tornou capital em 1920, com a anexação do Acre ao Brasil.

Foto: Reprodução/Jorge Viana

Macapá (Amapá)

Data de Fundação: 4 de fevereiro de 1754

Resumo Histórico: Com origem colonial, Macapá foi um importante ponto estratégico no período da expansão portuguesa na região.

Foto: Reprodução/IBGE

Manaus (Amazonas)

Data de Fundação: 24 de outubro de 1669

Resumo Histórico: Surgiu ao redor do Forte de São José do Rio Negro. Seu apogeu veio no final do século XIX, com o Ciclo da Borracha.

Foto: Aguinaldo Figueiredo/Acervo do IGHA

Cuiabá (Mato Grosso)

Data de Fundação: 8 de abril de 1719

Resumo Histórico: A cidade foi fundada à margem esquerda do rio Cuiabá, por Pascoal Moreira Cabral, e descoberta por Miguel Sutil, ambos bandeirantes nascidos na cidade de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo.

Foto: Reprodução/Moisés Martins Jr

São Luís (Maranhão)

Data de Fundação: 8 de setembro de 1612

Resumo Histórico: Fundada pelo francês Daniel de La Touche, mais conhecido como ‘Senhor de La Ravardière’, a capital maranhense é a quinta cidade mais antiga do país. Sua formação teve como objetivo estabelecer a França Equinocial na região dos trópicos, dentro do contexto da economia mercantilista.

Foto: Reprodução/YouTube

Belém (Pará)

Data de Fundação: 12 de janeiro de 1616

Resumo Histórico: Fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco, Belém foi um dos primeiros núcleos urbanos na Amazônia e desempenhou papel crucial durante o Ciclo da Borracha.

Foto: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 1943 em diante

Porto Velho (Rondônia)

Data de Fundação: 2 de outubro de 1914 e 24 de janeiro de 1915

Resumo Histórico: Porto Velho foi criada como município em 2 de outubro de 1914, mas a sua história começou em 1907, quando desbravadores começaram a construir a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Porém, a cidade conta ainda com a data de instalação do Município de Porto Velho, em 24 de janeiro de 1915, quando o major Fernando Guapindaia assumiu como primeiro prefeito local.

Leia também: Por que Porto Velho e Rondônia celebram quatro “aniversários”?

Foto: Reprodução/Celio Leandro

Boa Vista (Roraima)

Data de Fundação: 9 de julho de 1890

Resumo Histórico: Sua construção foi bastante planejada e Boa Vista é a única capital brasileira localizada completamente ao norte da linha do Equador.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Boa Vista

Palmas (Tocantins)

Data de Fundação: 20 de maio de 1989

Resumo Histórico: Criada após a Constituição de 1988, Palmas é uma capital planejada para ser o centro administrativo e econômico do mais jovem estado brasileiro.

Foto: Divulgação
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Garimpo desmata mais de 23,5 mil hectares de Terra Indígena em Rondônia em 9 meses

Número representa uma área equivalente a mais de 102 campos de futebol. Segundo a Kanindé, esse aumento traz sérias consequências para as comunidades indígenas.

Leia também

Publicidade