Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia
O Bumbódromo de Parintins é o palco do emocionante Festival Folclórico que transforma a cidade amazonense em um espetáculo de cores, sons e tradições amazônicas. Com arquitetura inspirada na cabeça de um boi e capacidade para mais de 20 mil pessoas, o espaço recebe os bois Caprichoso e Garantido em uma das maiores celebrações culturais do Brasil.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Localizada a 369 km de Manaus, Parintins recebe turistas do mundo todo em junho, quando a cidade se pinta de azul e vermelho para acompanhar a intensa disputa pelo título do festival, que neste ano acontece nos dias 27, 28 e 29.
Antes da construção do Bumbódromo, a festa foi realizada em diversos locais da cidade, como a quadra da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, a quadra da extinta CCE e o estádio Tupy Cantanhede.
Leia também: Fachada do Bumbódromo de Parintins ganha mais cores e vida há quatro anos; conheça as pinturas
Curiosidades sobre o Bumbódromo:
🐂 Nome popular, função cultural: Apesar de ser conhecido como Bumbódromo, o nome oficial do espaço é Centro Cultural de Parintins.
🎭 Formato único: Visto de cima, o Bumbódromo tem o formato de uma cabeça de boi estilizada, com direito a chifres e orelhas.
🎨 Dividido ao meio: O espaço é simetricamente dividido entre as cores azul (Caprichoso) e vermelho (Garantido), separando as torcidas com suas bandeiras, coreografias e cantos apaixonados.
🏟️ Inaugurado por Amazonino: O Bumbódromo foi inaugurado em 1988 por Amazonino Mendes, que decidiu construir o espaço após assistir pessoalmente ao festival.
👥 Capacidade atual: A arena comporta cerca de 25.566 pessoas, mas o projeto do novo Bumbódromo prevê ampliação para até 26 mil espectadores.
📚 Mais que arena: O Bumbódromo abriga o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, oferecendo oficinas de teatro, dança, artes visuais, audiovisual e música.
💡 Obras futuras: A nova estrutura incluirá painéis de LED, rooftop, fan fest, camarotes e arquibancadas ampliadas, com previsão de entrega após 2026.
🌎 Destino internacional: O festival atrai turistas de várias partes do mundo, que se encantam com o espetáculo e a energia das torcidas.
📲 Acompanhe os especiais do Portal Amazônia no Festival de Parintins
Novo bumbódromo
Durante o lançamento da 57ª edição do Festival Folclórico, em 2024, o governador Wilson Lima anunciou a construção de um novo Bumbódromo. A publicação da licitação marca o início do processo, e as obras estão previstas para começar no segundo semestre de 2026.
“Não estamos falando apenas de uma reforma ou ampliação, mas sim de um novo Bumbódromo. Nós vamos construir uma nova estrutura nesse lugar e isso vai dobrar a quantidade de espectadores. Estamos trabalhando em um projeto que não pare a realização das atividades do Bumbódromo e de Parintins”, afirmou o governador.
O projeto prevê arquibancadas ampliadas, áreas para pagantes, camarotes, painéis gigantes de LED, iluminação cênica, rooftop e espaço para fan fest.
A nova arena terá capacidade para até 26 mil pessoas. Segundo o governo, a proposta foi desenhada para oferecer mais conforto ao público e movimentar a economia do município.
*Com informações de Patrick Marques, da Rede Amazônica AM
