Copa Wajãpi de Futebol chega à 5ª edição em Pedra Branca do Amapari: integração cultural

A Copa conta com a participação de 10 equipes indígenas e jogadores representantes das aldeias Mariry, Manilha, Yvyrareta, Aramirã, Wakõwa, Tajauwyry, Okora'yry, Ytuwasu, Yvytõtõ e Amapari Wãnã.

Foto: Irineu Ribeiro/Arquivo Secom GEA

Cerca de 200 atletas indígenas se reúnem por dois dias na Aldeia Polo Aramirã, em Pedra Branca do Amapari (AP), com foco no esporte e na integração cultural. O evento que atrai os atletas indígenas é a Copa Indígena Wajãpi de Futebol, que chega à sua 5ª edição. O evento acontece nos dias 8 e 9 de agosto, no Estádio Pajé Maraca e conta com apoio do Governo do Amapá.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A disputa conta com a participação de 10 equipes indígenas e jogadores representantes das aldeias Mariry, Manilha, Yvyrareta, Aramirã, Wakõwa, Tajauwyry, Okora’yry, Ytuwasu, Yvytõtõ e Amapari Wãnã.

Copa busca valorizar cultura unindo saúde e esporte

Sob coordenação da Prefeitura de Pedra Branca do Amapari, por meio do Departamento de Desporto e Lazer (DDL), a programação conta com o apoio da Secretaria Extraordinária de Estado dos Povos Indígenas do Amapá (Sepi).

“Esse evento representa a valorização do esporte dos nossos parentes. Os povos indígenas esperam esse reconhecimento, a preservação das nossas histórias e costumes, e isso está sendo feito pelo Governo do Amapá, que tem apoiado e respeitado a trajetória do nosso povo. Estamos felizes por esse evento, e esperamos que haja muita interação, diversão e lazer para os nossos Wajãpi”, destaca o secretário adjunto da Sepi, Motã Wajãpi.

Copa Wajãpi de futebol reúne em Pedra Branca do Amapari. Foto: Divulgação/Prefeitura de Pedra Branca do Amapari
Copa Wajãpi de futebol reúne em Pedra Branca do Amapari. Foto: Divulgação/Prefeitura de Pedra Branca do Amapari

Leia também: 6 pontos turísticos imperdíveis de municípios do Amapá

A Copa Wajãpi tem como principal objetivo fortalecer os laços entre as comunidades indígenas, promovendo a prática esportiva, o intercâmbio cultural e a preservação das tradições do povo Wajãpi.

*Com informações da Agência Amapá

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade