Na Amazônia, o folclore é passado de geração a geração. Por isso, o uso de materiais didáticos que abordem o tema é importante para manter o interesse das crianças e jovens.
Na Amazônia, as lendas e o folclore são passados de geração a geração. Por causa disso, o uso de materiais didáticos que abordem o tema é de suma importância para manter o interesse das crianças e jovens.
A criação do mundo e outras lendas da Amazônia (Vera do Val)
Vera do Val mora atualmente em Manaus, onde pesquisou e recolheu lendas e mitos dos povos amazônicos, a partir dos quais escreveu ‘O imaginário da floresta’. Dessa obra foram selecionados os contos que falam das origens – da noite, das estrelas, da lua, dos rios, do mundo –, que compõem ‘A criação do mundo’.
As ilustrações de Geraldo Valério, feitas com colagens de cores e formas inusitadas, completam o livro, que é uma homenagem à cultura indígenas.
Contos dos Curumins Guaranis (Jaguaká Mirim e Tupã Mirin)
Depois de mais de 500 anos de contato com os homens brancos, muitos povos indígenas perderam sua língua, suas terras e até foram extintos. Apesar desse longo convívio, o povo guarani mantém sua língua e suas cerimônias religiosas, que fazem parte do dia a dia nas aldeias.
‘Contos dos curumins guaranis’ apresenta oito histórias que revelam um pouco do nhande reko (modo de vida) do povo guarani. O livro tem ilustrações de Geraldo Valério.
Tapajós (Fernando Vilela)
Cauã e Inauê vivem às margens do Jari, um pequeno canal que liga o rio Amazonas ao rio Tapajós, no Pará. Os irmãos vivem em uma casa simples, de palafitas, com os pais e Titi, o jabuti de estimação da família. Mas o personagem principal do livro é, na verdade, o próprio cenário da pequena vila, que é de encher os olhos.
Amazônia – Mitos e Lendas – Seres Encantados Da Floresta (Cleber Sanches)
Nesta obra, cada lenda e cada mito torna-se uma viagem pela história dos povos que vivem envoltos pela selva, construída com o tempero da imaginação e com a capacidade de fabular do povo. É um encontro com esse universo mágico da Amazônia.
Cobra Grande – Histórias da Amazônia (Sean Taylor)
Sean Taylor viajou ao longo do rio Amazonas ouvindo histórias de contadores locais e do poeta Thiago de Mello e reuniu, nesse livro, uma coletânea delas. Ele reconta cada narrativa de modo saboroso e poético, descrevendo suas impressões. Para o leitor, é uma viagem virtual à mitologia amazônica e à paisagem da mais rica floresta do mundo. As ilustrações têm cores fortes e pouco usuais, inspiram-se na estética das gravuras em madeira e na linguagem da arte indígena.
Tykuã e a origem da anunciação (Elias Yaguakãg)
Tykuã levava uma vida feliz com sua família numa aldeia às margens do rio Abacaxis, no coração da Floresta Amazônica. O menino fazia todas as atividades típicas de uma criança do povo maraguá: atirava flechas, nadava e andava de canoa. Tykuã, no entanto, tinha algo de especial: nascera com o dom da adivinhação.
Sua fama de adivinho logo se espalhou pela aldeia, e o menino gostava de poder usar seu dom em benefício das pessoas à sua volta. Aos poucos, sua bondade e fama despertam a inveja e o ódio de Anhãga, um pajé do mal, que com seus dois discípulos farão de tudo para destruir Tykuã. Será que o bem conseguirá vencer o mal?