3 coisas que você só encontra em Parintins, a “ilha da magia” 

Você sabia que a cidade amazonense possui um meio de transporte próprio? Saiba mais sobre as tradições da Ilha da Magia que são únicas.

Foto: Michael Dantas/SEC-AM

A festiva cidade de Parintins, no Amazonas, é conhecida como “ilha da magia”. Em 15 de outubro de 2024, a cidade comemora 172 anos. Também conhecida como Ilha tupinambarana, fica localizada a 369 quilômetros da capital Manaus e é famosa, mundialmente, por ser a cidade que realiza o maior evento folclórico a céu aberto do mundo: o Festival Folclórico de Parintins. 

Além da disputa dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso, que tradicionalmente acontece no último fim de semana de junho, Parintins tem algumas particularidades que você só encontra nela:

Você sabia que a cidade é dividida literalmente em duas cores? 

O azul do boi Caprichoso e o vermelho do boi Garantido também dividem a cidade na localização geográfica, onde a catedral de Nossa Senhora do Carmo é o ponto de partida. O lado azul conhecido como reduto do Caprichoso, inclui bairros da cidade onde está localizado o curral Zeca Xibelão. E o lado vermelho, conhecido como Baixa do São José, é onde está situado o curral Lindolfo Monteverde, no complexo Cidade Garantido. 

Saiba mais detalhes:

Festa de Nossa Senhora do Carmo

Por falar em Nossa Senhora do Carmo, as festividades em homenagem a Maria, Mãe de Jesus, honrando sua função como padroeira da Ordem dos Carmelitas, é uma atração à parte da cidade. 

A Catedral em sua homenagem foi tombada por sua importância cultural pela Lei Nº 618/2004. Trata-se do maior templo católico do Médio Amazonas, e o festejo é celebrado no dia 16 de julho, quando atrai romeiros de vários lugares do Amazonas.

Entenda a importância:

Triciclo, meio de transporte mais popular da Ilha de Parintins 

Como falar em Parintins e não lembrar do tradicional triciclo? Este meio de transporte tão característico da ilha é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial do Amazonas. São estruturas de metal cobertas por uma lona, movidas pelo guidão de bicicletas ou motos encontrados pelas ruas da cidade. O veículo é um importante gerador de renda para dezenas de famílias do município, principalmente no período do Festival Folclórico.

Conheça mais sobre essa atração: 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade