3 coisas que você só encontra em Parintins, a “ilha da magia” 

Você sabia que a cidade amazonense possui um meio de transporte próprio? Saiba mais sobre as tradições da Ilha da Magia que são únicas.

Foto: Michael Dantas/SEC-AM

A festiva cidade de Parintins, no Amazonas, é conhecida como “ilha da magia”. Em 15 de outubro de 2024, a cidade comemora 172 anos. Também conhecida como Ilha tupinambarana, fica localizada a 369 quilômetros da capital Manaus e é famosa, mundialmente, por ser a cidade que realiza o maior evento folclórico a céu aberto do mundo: o Festival Folclórico de Parintins. 

Além da disputa dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso, que tradicionalmente acontece no último fim de semana de junho, Parintins tem algumas particularidades que você só encontra nela:

Você sabia que a cidade é dividida literalmente em duas cores? 

O azul do boi Caprichoso e o vermelho do boi Garantido também dividem a cidade na localização geográfica, onde a catedral de Nossa Senhora do Carmo é o ponto de partida. O lado azul conhecido como reduto do Caprichoso, inclui bairros da cidade onde está localizado o curral Zeca Xibelão. E o lado vermelho, conhecido como Baixa do São José, é onde está situado o curral Lindolfo Monteverde, no complexo Cidade Garantido. 

Saiba mais detalhes:

Festa de Nossa Senhora do Carmo

Por falar em Nossa Senhora do Carmo, as festividades em homenagem a Maria, Mãe de Jesus, honrando sua função como padroeira da Ordem dos Carmelitas, é uma atração à parte da cidade. 

A Catedral em sua homenagem foi tombada por sua importância cultural pela Lei Nº 618/2004. Trata-se do maior templo católico do Médio Amazonas, e o festejo é celebrado no dia 16 de julho, quando atrai romeiros de vários lugares do Amazonas.

Entenda a importância:

Triciclo, meio de transporte mais popular da Ilha de Parintins 

Como falar em Parintins e não lembrar do tradicional triciclo? Este meio de transporte tão característico da ilha é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial do Amazonas. São estruturas de metal cobertas por uma lona, movidas pelo guidão de bicicletas ou motos encontrados pelas ruas da cidade. O veículo é um importante gerador de renda para dezenas de famílias do município, principalmente no período do Festival Folclórico.

Conheça mais sobre essa atração: 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Triste liderança: Rondônia é o Estado que mais mata mulheres no Brasil

Em 2022 e 2023, Rondônia perdeu 44 mulheres para o feminicídio: nos dois anos, a taxa para 100 mil habitantes foi a maior do Brasil.

Leia também

Publicidade