Casa flutuante na Amazônia: Narrativas Femininas pelo Mundo conta a história de Olga D’arc  

O amor pela Amazônia levou a goiana e socióloga aposentada Olga para morar em uma casa flutuante no Rio Negro, no Amazonas. 

O projeto Narrativas Femininas pelo Mundo, chega ao seu penúltimo episódio gravado na Amazônia. Neste episódio, a jornalista Paula Cristina conta a mudança drástica de vida de Olga D’arc, mulher apaixonada pela natureza. No programa, a socióloga aposentada fala com sorriso no rosto da sua relação com os animais silvestres e da forma simples que leva a vida no Amazonas.

Olga descreve que um dos motivos de se mudar para o Estado foi tentar, de alguma forma, ajudar os povos da região, e que construiu um templo em homenagem ao Pajé Gabriel Gentil, pesquisador na área indígena e colega dos tempos de pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Eu sou apaixonada, pelo Rio Negro, pelas histórias daqui, eu tento postergar a vida da terra, isso que eu gosto de fazer, eu amo a natureza, eu deixo exemplo de que para viver precisamos de coragem e decência na vida, no amor, na paixão, em tudo. Você não precisa de muita coisa para ser feliz”, declara Olga D’arc. 

Foto: Arquivo pessoal/ Paula Cristina.

Paula Cristina relata algumas curiosidades sobre o tempo que passou com Olga como, por exemplo, se teria a coragem que a socióloga teve em abrir mão de uma vida na cidade e ir morar em uma casa flutuante.

“Dona Olga é uma grande mulher que se tornou uma pessoa muito querida em minha vida. De uma sabedoria e personalidade tão autênticas que ultrapassam o que foi dito no vídeo. Acredito que, para além do que ela compartilhou conosco, ela soube escutar seu coração. Conhecer mulheres como a Olga, com personalidades tão diferentes, me faz ir em busca cada vez mais do meu autoconhecimento. Até hoje permaneço com mais perguntas que respostas. E essa é graça da vida e o que faz meu coração bater mais forte, não sei se teria a mesma coragem que Olga, mas tive o privilégio de conhecê-la e de compartilhar sua história com o mundo”, conta Paula. 

O quarto episódio do programa que narra a história de Olga D’arc, é o mais assistido do canal, batendo a marca de mais de 910 mil visualizações. 

Confira o episódio no link abaixo:

Vídeo: Reprodução/YouTube/Narrativas Femininas pelo Mundo

Programa especial

O ‘Narrativas Femininas pelo Mundo’ ganhou um novo caminho: os episódios que já foram gravados na Amazônia são exibidos pelo canal Amazon Sat. No total, são cinco episódios que reúnem a experiência de Paula pela região.

*Por Karleandria Aarújo, estagiária sob supervisão de Clarissa Bacellar

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dossiê “Amazônia contra o Antropoceno” aborda sociodiversidade da região

Na publicação constam nove artigos de arqueólogos, antropólogos e ecólogos, indígenas e não indígenas.

Leia também

Publicidade