Carnailha: Carnaval de Parintins se torna Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas

O evento é o segundo maior do calendário cultural e turístico de Parintins e o maior Carnaval do interior do Amazonas.

O segundo maior evento do calendário cultural e turístico de Parintins, e o maior Carnaval do interior do Amazonas, agora é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado. A sanção governamental ocorreu esta semana, atendendo ao Projeto de Lei impetrado pela deputada estadual Mayra Dias (Avante).


Conhecido como Carnailha, trata-se de uma expressão da identidade cultural do povo parintinense, que mistura elementos do boi-bumbá, do samba e de outros ritmos regionais e nacionais. 

“O evento é uma forma de preservar e divulgar as tradições locais, bem como de integrar e diversificar as manifestações culturais do Estado”, destaca Mayra Dias na justificativa.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Parintins

O evento, tradicionalmente realizado no domingo, segunda-feira e terça-feira de Carnaval, surgiu como uma forma de valorizar a cultura local e promover o turismo na região. Além de gerar emprego e renda para o município, o Carnailha movimenta a economia local.

Para a deputada, o Carnailha como Patrimônio Cultural e Imaterial reconhece a relevância e o valor desse evento para a cultura amazonense.

“Como Patrimônio do Amazonas, garantimos a proteção, valorização e promoção do Carnailha”, 

assegura.

Edição 2024 

Este ano, o Carnailha acontece nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, a partir das 17h. Nos três dias, a festança será na Avenida Paraíba, no Centro da ilha Tupinambarana. A entrada é gratuita.

No domingo (11), os blocos que vão desfilar na Chave dos Irreverentes são: As Tiazinhas, Invasão na Folia, Lagarto Salgado, Chitara da Chapada e Os Piratas.

Foto: Yuri Pinheiro

Já na segunda-feira (12), o público vai conferir o desfile da Chave Especial com a participação dos grupos Ursos Polares, Fax Club, Rubo Negro, Unidos do Itaúna, Império dos Palmares e Bad Boy.

A Ilha Tupinambarana também tem a sua própria versão do Carnaboi. O evento que acontece na terça-feira (13) encerra a programação do Carnailha. Na ocasião, os toadeiros dos bumbás Garantido e Caprichoso comandam a festa nos trios na Avenida Paraíba. 

*Com informações da Aleam

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade