O evento é o segundo maior do calendário cultural e turístico de Parintins e o maior Carnaval do interior do Amazonas.
O evento, tradicionalmente realizado no domingo, segunda-feira e terça-feira de Carnaval, surgiu como uma forma de valorizar a cultura local e promover o turismo na região. Além de gerar emprego e renda para o município, o Carnailha movimenta a economia local.
Para a deputada, o Carnailha como Patrimônio Cultural e Imaterial reconhece a relevância e o valor desse evento para a cultura amazonense.
“Como Patrimônio do Amazonas, garantimos a proteção, valorização e promoção do Carnailha”,
assegura.
Edição 2024
Este ano, o Carnailha acontece nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, a partir das 17h. Nos três dias, a festança será na Avenida Paraíba, no Centro da ilha Tupinambarana. A entrada é gratuita.
No domingo (11), os blocos que vão desfilar na Chave dos Irreverentes são: As Tiazinhas, Invasão na Folia, Lagarto Salgado, Chitara da Chapada e Os Piratas.
Já na segunda-feira (12), o público vai conferir o desfile da Chave Especial com a participação dos grupos Ursos Polares, Fax Club, Rubo Negro, Unidos do Itaúna, Império dos Palmares e Bad Boy.
A Ilha Tupinambarana também tem a sua própria versão do Carnaboi. O evento que acontece na terça-feira (13) encerra a programação do Carnailha. Na ocasião, os toadeiros dos bumbás Garantido e Caprichoso comandam a festa nos trios na Avenida Paraíba.
*Com informações da Aleam