Caprichoso e Garantido participam pela primeira vez do ‘São João da Thay’, no Maranhão

O evento, idealizado pela comunicadora Thay OG, chega à sua sexta edição, sendo a primeira com o formato de festival e com a presença inédita dos bois de Parintins.

Pela primeira vez, os bois-bumbás de Parintins, Caprichoso e Garantido, participam do ‘Festival de São João da Thay‘, na cidade de São Luís, capital do Maranhão. O evento reúne grupos da cultura popular maranhense, nos dias 7 e 8 de junho, no Espaço Reserva, e tem o propósito de valorizar as raízes folclóricas da região. É neste cenário de celebração à cultura popular que o Touro Negro da Francesa e o Boi da Baixa do São José se apresentam na noite do dia 8 de junho, interagindo com Bumbá Meu Boi de Morros.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, enfatiza a participação da cultura do Amazonas no festival que valoriza as tradições folclóricas e a diversidade. “Dar notoriedade aos bois de Parintins em palco nacional é de grande representatividade aos amazonenses, aos povos originários, aos nossos artistaso”, afirma o secretário.

“É o momento de mostrar o quão empolgante são os espetáculos dos bois e aproveitar para convidar o público de outros estados a conhecer o Festival de Parintins, nos dias 28, 29 e 30 de junho, promovido pelo Governo do Amazonas”, completa Apolo.

O evento, idealizado pela comunicadora Thay OG, chega à sua sexta edição, sendo a primeira com o formato de festival em dois dias de programação, e com a presença inédita dos bois de Parintins. “É uma honra ver que o São João da Thay será palco desse inédito grande encontro de histórias que se interligam. Nossas regiões são plurais, nossa cultura é rica. Nosso bumba meu boi com o boi-bumbá de Garantido e Caprichoso será, sem dúvida, um momento inesquecível.. Vai ser lindo!”, comemora Thay.

Popularmente conhecido por reunir música, manifestações culturais e dança, o São João da Thay também promove a solidariedade: lucro com a venda de ingressos é revertido às instituições sociais do Maranhão.

No palco maranhense, ao lado da cantora Fafá de Belém, os bois vão protagonizar seus espetáculos que encantam as galeras e ganham força no cenário nacional. Para dar nome ao Festival de Parintins, músicos e ritmistas, vão entoar os repertórios azulados e encarnados para apresentação dos itens oficiais.

Do lado do Caprichoso, Patrick Araujo (levantador), Marciele Albuquerque (cunhã-poranga), Marcela Marialva (porta-estandarte), Alexandre Azevedo (tripa). E do Garantido, estão confirmados David Assayag (levantador), Isabelle Nogueira (cunhã-poranga), Livia Christina (porta-estandarte) e Arnaldo Barbosa (tripa).

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Entenda qual a função de um consulado e quais estão presentes nas capitais da Região Norte  

Os serviços prestados por um consulado são essenciais na diplomacia internacional, pois fornecem assistência e proteção aos cidadãos de um país em território estrangeiro.

Leia também

Publicidade