Conheça 6 músicas de três artistas do Beiradão amazonense

O beiradão amazonense é a trilha sonora das comunidades ribeirinhas nas margens dos rios e marcada por uma mistura de influências latinas e nordestinas.

Foto: Reprodução/ SEC AM

Popularizado na década de 80, no interior do Amazonas, o ritmo ‘Beiradão’ nasceu “nas beiras” dos rios amazônicos, com uma batida dançante e ritmada do saxofone e da guitarra, que embalava as festas das diversas comunidades da região.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Em 1958, o jornalista amazonense Álvaro Maia fez a primeira citação ao termo ‘beiradão’, quando escreveu um romance homônimo e usou a palavra para se referir às margens dos rios de águas brancas, que eram povoados pelos ribeirinhos. 

Reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Amazonas, por meio da lei n° 6.448 de 22 de setembro de 2023, o som é moldado por ritmos latinos como a Salsa, o Merengue e o Carimbó.

Os principais expoentes dessa expressão cultural, enraizada na identidade amazônica, são: Teixeira de Manaus, Oseas da Guitarra, Chico do Amazonas, Chiquinho David e Chico Caju.

Leia também: Beiradão é declarado patrimônio cultural imaterial do Amazonas

Conheça 6 músicas de três artistas do Beiradão amazonense
Foto: Divulgação

O Portal Amazônia procurou por algumas músicas de três artistas do beiradão amazonense para conhecer:

Teixeira de Manaus

Precursor do ‘Beiradão’, Rudeimar Soares Teixeira, conhecido como Teixeira de Manaus, popularizou-se nas décadas de 70 e 80. Descoberto pelo músico paraense Pinduca, ele ganhou destaque nacional com a conquista de um disco de Ouro, em 1983, com o álbum ‘Solista de Sax’.

‘Deixa Meu Sax Entrar’: Lançada em 1982, como parte do álbum ‘Solista de Sax Vol.2 ‘, essa música é considerada um dos maiores clássicos do beiradão e maior sucesso do artista. A canção se tornou presença garantida nas festas ribeirinhas e até hoje é referência quando se fala no ritmo.

Beiradão‘: Lançada em 1981, como parte do primeiro disco de sucesso do artista, ‘Solista de Sax’, essa música instrumental mistura carimbó, merengue e cumbia.

Chico Caju

Francisco Ferreira do Nascimento, mais conhecido como Chico Caju, começou sua carreira nos anos 80, quando foi apresentado ao radialista Zé Milton, que o instigou a gravar uma fita com cinco de suas músicas autorais. O disco em questão foi um sucesso e atingiu 200.000 cópias vendidas.

‘Melhor do Forró’: Faixa do álbum ‘Chico Caju e Seu Super Sax’, lançado em 1986, a música ‘Melhor do Forró’ mostra como o beiradão dialoga com o forró, misturando o ritmo do saxofone, com o baião, o xote e o carimbó. A canção animada é típica das festas do interior amazônico.

Leia também: Beiradão avança em processo de reconhecimento como patrimônio cultural brasileiro pelo Iphan

‘Pare um Pouco Aí’: A canção ‘Pare um Pouco Aí’ foi lançada em 1986, como parte do álbum ‘Chico Cajú e Seu Super Sax’, e é um dos sucessos do artista.

Hadail Mesquita

O cantor, compositor e instrumentista Hadail Mesquita, foi vocalista em diversos grupos musicais, e compositor de jingles durante o período eleitoral. Hadail, que cresceu ouvindo seu tio tocar saxofone às margens do rio, ganhou visibilidade através de um canal do Youtube. 

No ar desde 2016, o canal ‘Portal do Beiradão’ já acumula mais de 4 milhões de visualizações e 19 mil inscritos, tornando o ritmo ‘beiradão’ popular no Amazonas. 

‘Ao Som Desse Beiradão’: Lançada em 2019, como faixa do álbum ‘Amazonas o País do Beiradão’, a música é um dos sucessos do artista.

Perna de Jaçanâ: Lançada em 2019, como faixa do álbum ‘Amazonas o País do Beiradão’, a música é um dos sucessos mais lembrados do artista.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Nevoeiro da Amazônia transporta e abriga microrganismos, mostra estudo

Equipe internacional de pesquisadores identificou, pela primeira vez, a presença de bactérias e fungos vivos em gotículas de neblina em nevoeiros na Amazônia.

Leia também

Publicidade