BBB 26: Marciele Albuquerque e Lívia Christina, as representantes da cultura no Norte

A disputa entre as representantes dos itens oficiais do Festival de Parintins para entrar no BBB 26 mostra a potência da cultura do Norte.

Fotos: Reprodução/Instagrans oficiais de Marciele e Livia

As dançarinas Livia Christina e Marciele Albuquerque entraram na Casa de Vidro do Norte no dia 9 de janeiro como parte da dinâmica de escolha do grupo Pipoca para o Big Brother Brasil 2026 (BBB 26). Mas a disputa por uma vaga no reality show da TV Globo não é a primeira que elas travam entre si.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

De lados opostos no Festival Folclórico de Parintins, elas representam personagens típicos da festa amazonense protagonizada pelos bois Caprichoso e Garantido. Nesta disputa, Marciele, a Cunhã-Poranga do Boi Caprichoso, foi escolhida para entrar no jogo com 54,55% dos votos contabilizados neste domingo (11).

A escolha pela representantes de uma das festas mais populares do Amazonas, mostra que o trabalho feito pela antecessora de Marciele no BBB, a também cunhã-poranga Isabelle Nogueira, do rival Garantido, deixou marcas positivas e uma curiosidade do público para ver mais. Isabelle participou do BBB 24 e foi uma das responsáveis por apresentar ao Brasil a grandiosidade do festival parintinense.

Leia também: Quem são os amazônidas que já participaram do Big Brother Brasil (BBB)

Marciele Albuquerque, a cunhã-poranga do Caprichoso

Marciele Albuquerque
Foto: Reprodução/Instagram-marciele.albuquerque

E, assim como a antecessora, Marciele Albuquerque é cunhã-poranga, mas do Boi Caprichoso. Definida como “moça bonita, sacerdotisa, guerreira e guardiã”, a cunhã-poranga representa a mulher mais bela da aldeia.

A personagem, no festival, simboliza a mulher indígena forte, guerreira e conectada à natureza, sendo expressão de beleza, coragem e espiritualidade.

Durante as apresentações no Festival de Parintins, a cunhã-poranga encanta o público com dança intensa, força corporal e expressividade cênica, sempre acompanhada de narrativas que exaltam a cultura indígena.

Sua presença no espetáculo reforça o protagonismo dos povos originários e a valorização da identidade indígena amazônica.

Marciele é indígena do povo Munduruku e natural de Juruti (PA), o que a faz levar para a arena uma vivência diretamente ligada à ancestralidade que representa.

Ela é dançarina e digital influencer, tem 32 anos e vive em Manaus há 16 anos. Filha mais velha de quatro irmãos, atualmente mora um dos irmãos e uma prima.

Livia Christina, a Rainha do Folclore do Garantido

Muito além da rivalidade “bovina”, Lívia também representa a cultura amazônica. Ela representa o item ‘Rainha do Folclore’ do Boi Garantido, personagem que simboliza a essência das tradições populares amazônicas.

Em cena, ela reúne danças, ritmos e elementos que traduzem o imaginário do povo da floresta, conectando lendas, rituais e manifestações culturais profundamente enraizadas na região.

No Festival de Parintins, a Rainha do Folclore tem a missão de conduzir o público por esse universo simbólico, valorizando a cultura indígena, ribeirinha e cabocla.

Natural da Baixa do São José, em Parintins, Lívia Christina construiu uma trajetória marcada pela dedicação ao Boi Garantido. Sua história no boi vermelho e branco começou no corpo de dança Garantido Show Parintins, espaço onde se destacou pelo talento e pela entrega cênica.

Ao longo da carreira, disputou por dois anos o posto de Porta-Estandarte, figurando entre os principais nomes da agremiação.

*Com informações da Rede Amazônica AM e da Imprensa Globo

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Reflorestamento: projeto transforma áreas degradadas em agroflorestas sustentáveis no Amazonas

Iniciativa intitulada 'Reflora' tem ajudado a mudar a realidade de moradores da comunidade indígena Tatuyo, na zona rural de Manaus (AM).

Leia também

Publicidade