Auto do Círio 2020 será realizado em formato virtual; publico participará por meio de vídeos, imagens, cantos, danças e encenações

Consolidado como um espetáculo-cortejo que promove um processo de união e coletividade dos artistas paraenses em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.

O Auto do Círio celebra, em 2020, sua 26° edição e, pela primeira vez, será realizado de forma virtual. Consolidado como um espetáculo-cortejo que promove um processo de união e coletividade dos artistas paraenses em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, a organização precisou reinventar o processo de criação do espetáculo para ultrapassar as barreiras físicas.

Auto do Círio. (Foto:Divulgação/UFPA)

Desta vez, o artista devoto que quiser homenagear a padroeira paraense deverá enviar vídeos, imagens, cantos, danças e/ou encenações sob o tema “Mãe, Livrai-nos do mal, Amém!” para integrar a edição 2020, que será exibida dia 9 de outubro de 2020, às 20h30, no canal do Youtube do Auto do Círio.

“A escolha do tema sempre leva em consideração a conjuntura do que estamos vivendo. Nosso tema é esse pedido de súplica para que possamos viver com os males afastados de nós. O Auto realiza, desde 1993, um momento de homenagens para Nossa Senhora, e, neste ano, não poderia ser diferente. Estamos nos reinventando, criando e inventando novas formas de viver. Nesse intuito, o Auto do Círio se configura para o mundo virtual, alcançando, assim, mais pessoas que queiram participar e assistir a este espetáculo que é patrimônio imaterial do povo do Pará”, explica o professor Tarik Coelho, coordenador do programa de extensão e diretor geral do espetáculo.

Cartaz do Auto do Círio. (Arte:Divulgação/UFPA)

De acordo com o professor Tarik Coelho, a pandemia fez com que o processo de planejamento e idealização do Auto fosse diferente este ano. Um novo desafio para os organizadores e para os participantes, que passam por um momento de readequação para manter vivo o espetáculo como em todos os anos. Dessa forma, como a grande maioria dos eventos está aderindo em razão da pandemia, o formato do Auto do Círio será digital/virtual.

Para participar

A organização do Auto conta com a participação do público por meio de vídeos, imagens, cantos, danças e encenações de toda e qualquer forma virtual que o artista devoto possa realizar. As colaborações devem ser enviadas para o e-mail: autodocirio@ufpa.br, até o dia 5 de outubro. A partir de setembro, para enviar as produções visuais para o evento, será necessário se inscrever no site oficial, que ainda está em construção. O vídeo será transmitido no dia 9 de outubro de 2020, às 20h30, no canal do Youtube do Auto do Círio.

“Todos podem participar. Receberemos todo tipo de homenagem virtual que o público queira nos enviar, pode ser vídeo, foto, arte digital. O artista pode estar dançando, cantando encenando, performando e etc. E os interessados podem acompanhar nossas redes sociais para conseguir mais informações”, ressalta Tarik Coelho.

Mais informações no Facebook e Instagram.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade