Conheça a história de Valentina Marques: a atriz do interior do Amazonas que virou protagonista de filme da Globo

Após conquistar premiações no teatro, a jovem atriz que mora em Presidente Figueiredo vem se destacando no audiovisual brasileiro.

Foto: Divulgação

Entre os rios e a imensidão da floresta amazônica, a jovem atriz Valentina Marques percorre a BR-174 desde os seis anos de idade em busca de seu lugar nos palcos e nas telas. Pelo sonho de ser atriz, ela e a família viajam toda semana mais de 100 quilômetros de Presidente Figueiredo a Manaus, no Amazonas, para a menina se aperfeiçoar no teatro. Agora, aos 13 anos, Valentina coleciona premiações e comemora a estreia como protagonista de um filme da TV Globo.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp 

O rosto dela ainda carrega traços infantis, mas a trajetória já tem a consistência de uma veterana. Natural da Paraíba, Valentina cresceu no Amazonas, terra escolhida pelos pais para viver. Ela começou sua trajetória de estudos na Casa de Artes Trilhares, em Manaus, e rapidamente passou a ser um nome conhecido nos bastidores dos festivais locais.

Participou de montagens como A Paixão de Cristo e Auto de Natal e conquistou prêmios nacionais que deram maior visibilidade ao seu talento. Em 2021, venceu o Festival Nacional de Monólogos. No ano seguinte, levou o Prêmio Jorge Fernando, ambos como melhor atriz. Em 2024, foi homenageada no Festival de Cinema Galo da Serra como Artista Destaque do Ano.

Leia também: Saiba mais sobre a carreira da atriz amazonense Rosa Malagueta

Atriz Valentina Marques. Foto: Divulgação

No audiovisual, a virada de Valentina Marques veio com a série Cangaço Novo, da Amazon Prime Video, onde interpretou a versão jovem da personagem Dinorah. A crítica elogiou. O público percebeu o talento da jovem amazonense de coração.

A estreia como protagonista de um filme da TV Globo, exibido na Tela Quente e já disponível no Globoplay, é um novo capítulo na trajetória da jovem atriz, que almeja participar de novelas e de outros filmes.

Leia também: Presidente Figueiredo, o paraíso das cachoeiras no Amazonas

“Minha paixão pelo teatro, pelas artes, e por interpretar nasceram comigo e, a cada novo personagem, me sinto desafiada e realizada. Continuo me dedicando muito, estudando bastante porque quero estar preparada para desafios ainda maiores, como trabalhar em novelas”, disse.

Fora das câmeras, Valentina também é modelo, apresentadora e repórter mirim. Cita Maísa e Larissa Manoela como suas maiores inspirações. Na escola, a jovem também é das mais dedicadas. Adquiriu fluência no Inglês, com certificado Cambridge, pensando em viajar ainda mais longe.

“A arte é o que me realiza e eu entendi, com a ajuda dos meus pais, que a gente precisa estudar muito para chegar aonde a gente quer. Então, eu me dedico ainda mais, porque é o que eu amo e é também uma forma de estar preparada para agarrar as oportunidades”, disse.

Leia também: Estilista amazonense apresenta seu trabalho à atriz Angelina Jolie durante visita ao Brasil

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Onça-pintada nas telas: seis produções para conhecer o maior felino das Américas

Da ficção ao realismo selvagem, essas produções revelam diferentes faces desse animal emblemático: feroz, misterioso, ameaçado — e essencial ao equilíbrio ecológico.

Leia também

Publicidade