Veja quantos atletas paralímpicos da Amazônia Legal garantiram medalhas em Paris 2024

Atletas de Estados da Amazônia Legal ajudaram o Brasil a chegar na quinta posição no ranking geral de medalhas em Paris.

Fernanda Yara, com a bandeira do Brasil, após conquistar o ouro nos 400m, da classe T47, nos Jogos Paralímpicos Paris 2024. Foto: Marcello Zambrana /CPB

Os Jogos Paralímpicos de Paris encerraram no dia 8 de setembro e o Brasil fechou sua participação com a melhor campanha na história. Foram 89 medalhas, superando as 72 de Tóquio 2020 e do Rio 2016, e ainda conseguiu bater o recorde de medalhas de ouro. Atletas de Estados da Amazônia Legal ajudaram a chegar nesse número e espalhar o amor pelo esporte.

O Brasil chegou à 5ª posição, logo atrás de China, Grã-Bretanha, EUA e Holanda. Das 89 medalhas, 25 são de ouro, 26 de prata e 38 de bronze. Conheça os medalhistas amazônidas que estiveram entre os 280 atletas que participam:

OURO

Atletismo

Acre – Jerusa Geber – 100m T11
Acre – Jerusa Geber – 200m T11
Pará – Fernanda Yara – 400m T47
Maranhão – Rayane Soares – 400m T13

PRATA

Atletismo

Maranhão – Bartolomeu Chaves – 400m T37
Maranhão – Rayane Soares – 100m T13
Amapá – Wanna Brito – arremesso de peso F32

Natação

Brasil – 4x100m livre 49 pontos – Do Pará, Lucilene Sousa faz parte da equipe campeã ao lado de Carol Santiago, Douglas Matera e Matheus Rheine.

Lucilene Sousa. Foto: Reprodução/CPB

BRONZE

Atletismo
Rondônia – Mateus Evangelista – salto em distância T37

Mateus Evangelista. Foto: Reprodução/CPB
Jardiel Soares. Foto: Reprodução/CPB

Futebol de cegos
Brasil – No time de futebol de cegos masculino, o maranhense Jardiel compartilhou a medalha de bronze com Cássio, Jefinho, Jonatan Silva, Luan, Maicon Junior, Matheus Bumussa, Nonato, Ricardinho e Tiago Paraná

Goalball
Brasil – No time de goalball masculino, o paraense Josemárcio Sousa compartilhou a medalha de bronze com André Dantas, Emerson Ernesto, Leomon Moreno, Paulo Saturnino e Romário Marques.

Halterofilismo
Amazonas – Maria de Fátima Castro – até 67 kg

Maria de Fátima. Foto: Reprodução/CPB
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Halloween Sephora: conheça a lenda amazônica por trás da fantasia de Isabelle Nogueira

Entre as figuras mais conhecidas do folclore amazônico está Matinta Perera, uma bruxa que se transforma no pássaro rasga-mortalha e solta um grito estridente e assustador.

Leia também

Publicidade