Artistas amazônidas viralizam nas redes sociais “por acaso”: como a música revelou talentos da região

Fotos: Reprodução/Instagram oficial dos artistas

O talento de jovens artistas da região Norte tem conquistado as redes sociais em diferentes cantos do Brasil, como a cantora Milena Santana, de Rondônia, e o músico manauara Jonathas Alves Ribeiro, conhecido como Piter 092, que viralizaram recentemente ao mostrarem sua arte nas ruas do país.

Milena Santana, artista rondôniense
Milena Santana. Foto: Reprodução/Instagram-@mih.sant

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Milena Santana chamou a atenção do público após um vídeo gravado de forma espontânea na orla do Rio de Janeiro.

Durante um passeio à beira da praia, ela foi convidada por um músico para cantar uma canção de Bruno Mars e, ao soltar a voz, Milena surpreendeu quem estava por perto com sua potência vocal e interpretação marcante, arrancando aplausos e elogios do público presente. 

O registro rapidamente se espalhou pelas redes sociais e ajudou a dar visibilidade ao nome de Milena, que é artista independente em Rondônia e sonha em seguir carreira como cantora profissional.

Veja como foi o momento:

Leia também: 10 cantores manauaras que você precisa conhecer

Já em São Paulo, quem tem encantado o público é o artista manauara Piter 092, que tem transformado a Avenida Paulista em palco para o tradicional forró de galeroso, estilo musical marcante na capital amazonense. Todos os domingos, entre outros artistas de rua, o ritmo típico de Manaus no principal cartão-postal da cidade chama a atenção do público.

O forró de galeroso é um subgênero que mistura influências do xote e do forró pé-de-serra, com uma dança mais movimentada e letras populares, que se espalhou por Manaus nos anos 1990.

Com apenas uma caixa de som e um microfone, Piter passou a cantar na avenida sem pretensão de ganhar fama, apenas com o desejo de apresentar a cultura do Amazonas à cidade onde vive há cerca de dois anos e meio.

A repercussão, no entanto, foi além do esperado, já que vídeos gravados por amigos e pelo próprio público começaram a circular nas redes sociais e viralizaram, levando o nome do artista e do forró amazonense para todo o país.

Leia também: 6 artistas que são amazônidas e você nem imagina

Jonathas Alves. Foto: Reprodução/Instagram-@Piter092_

“Pensei ‘vou levar o nosso forró, a nossa cultura, vou cantar no Brás, Avenida Paulista, onde tiver oportunidade’. Vi que na Avenida Paulista grandes artistas se apresentam. Fui pra lá com o intuito só de levar o nosso forró. Não tinha pretensão de gravar, até que os amigos resolveram gravar, outras pessoas gravaram, divulgaram na rede social e trouxe essa explosão”, contou em entrevista ao Grupo Rede Amazônica.

A relação de Jonathas com a música vem desde a infância, quando acompanhava a mãe, que trabalhava como segurança em casas noturnas de Manaus, e foi observando bandas tradicionais da cena local, que nasceu o sonho de viver da música. Ao longo dos anos, integrou grupos conhecidos, mas precisou se afastar dos palcos para sustentar a família. 

Em São Paulo, trabalhando como motorista de aplicativo e produtor musical, decidiu retomar o sonho, e hoje, com mais de 20 mil seguidores nas redes sociais, o artista comemora o reconhecimento e a conexão com o público, especialmente os amazonenses que vivem fora do estado. “Muitos manauaras me mandam mensagem dizendo que se emocionaram. Tem gente que já quer contratar pra tocar em festas. É o forró da antiga, aquele que marcou uma época”, afirmou.

*Com informações da matéria escrita por Patrick Marques, da Rede Amazônica AM

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

#Série – Nomes populares de doenças na Amazônia: o que é papeira?

Saiba mais sobre a caxumba, doença popularmente conhecida como papeira, que afeta as glândulas salivares e causa inchaço na região entre a mandíbula e o pescoço.

Leia também

Publicidade