Manaus 30º • Nublado
Quinta, 27 Janeiro 2022

Em Belém, exposição reúne estandartes do Círio e imagem rara

Em Belém, exposição reúne estandartes do Círio e imagem rara
A energia que cerca o Círio de Nazaré, a maior manifestação de fé do povo paraense, chega à Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) na forma de uma exposição. Com o nome 'Expressões da Fé', nela está presente um dos mais antigos símbolos da quadra nazarena: os estandartes, uma forma de homenagem aos mantos que cobrem a imagem da padroeira dos paraenses. O responsável pela confecção das peças é o estilista Carlos Amilcar, que também já produziu o tradicional manto por dois anos seguidos. Ele trouxe também para a mostra a maior imagem de Nossa Senhora já esculpida em terracota.

Raimundo Expedito, paciente da Clínica Cardiológica, nunca havia visto de perto uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré em tamanho maior que as tradicionais. Ao visitar a exposição, ele enfatizou a beleza dos estandartes que ilustraram os mantos em vários anos do Círio de Nazaré. “Eu estou achando tudo muito interessante. Nunca tinha visto os mantos e nem uma imagem em barro. Está muito bonito, ainda mais na época do Círio”, declarou o paciente.

A imagem tem cerca de 1,50 m, esculpida em terracota (argila manufaturada). Ela foi oferecida ao estilista em 2011 por um artista do Distrito de Icoaraci (pertencente a Belém), que pediu anonimato. O parentesco com o guerrilheiro Ernesto Che Guevara, que seria tio-avô do artesão, foi o motivo do pedido para que a autoria da obra não fosse revelada.
Foto: Divulgação

Humanização

Em todas as ações alusivas ao Círio no hospital os pacientes têm a oportunidade de participar, sempre visando à inclusão e à humanização do tratamento. “A gente abre esse espaço para o paciente porque, como muitos são católicos, esse espaço se torna um recurso terapêutico para que se possa quebrar o cotidiano do hospital, sempre criando artifícios para que seja menos dolorosa a parte de hospitalização do paciente”, explicou a terapeuta ocupacional residente, Alice Moraes.

A exposição foi idealizada para que a Festa do Círio de Nazaré também estivesse presente na rotina da comunidade hospitalar. “A exposição é importante porque trazemos a fé, religiosidade, beleza e a arte envolvida no Círio de Nazaré, para que todos possam sentir gratidão, fé e outros sentimentos positivos”, disse a diretora do Hospital de Clínicas, Ana Lydia Cabeça.

O estilista Carlos Amilcar informou que a exposição mistura arte e cultura local, além de homenagear todos os artistas que fizeram mantos para recobrir a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. “A exposição é uma releitura e uma homenagem a todos os estilistas que já fizeram essas obras de arte que vestem Nossa Senhora de Nazaré. Então, é uma forma de homenagear, retratando o legado deixado por diversos artistas”, ressaltou Carlos Amilcar.


Foto histórica

Antes da abertura da exposição foi descerrada uma placa em homenagem a uma foto histórica do médico e cientista Gaspar Vianna, cedida pelo maior biógrafo do médico, Edgar Falcão. A foto faz parte do livro biográfico de Gaspar Vianna, de autoria do médico e pesquisador Habib Fraiha Neto, que será lançado pelo Instituto Evandro Chagas. “Esta fotografia foi cedida juntamente com o acervo do Museu Gaspar Vianna, pelo maior biógrafo da vida de Gaspar Vianna. A fotografia fazia parte do acervo fotográfico que deveria sair no meu livro pelo Instituto Evandro Chagas. A administração da Fundação do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna me pediu que a imagem fosse cedida para reproduzi-la em um painel, a figurar no hall da escada do hospital”, contou Habib Fraiha Neto.

Gaspar Vianna realizou pesquisas e descobertas científicas importantes para toda a humanidade. Habib Fraiha Neto destacou que a homenagem ao médico foi “um momento de muita sensibilidade, gratificante. Gaspar Vianna era um homem de uma seriedade enorme, parecia prever a sua vida breve, depois de ter realizado uma obra monumental pela cura de leishmaniose. É um momento que exalta a figura do grande paraense”.

Veja mais notícias sobre Arte.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 27 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/