Documentário amazonense ‘Mulheres da Terra’ estreia nesta sexta-feira (30)

Produção retrata a história de três mulheres que realizam o trabalho tradicional de parteiras, benzedeiras, rezadeiras e puxadoras

O documentário Mulheres da Terra, do premiado cineasta amazonense Anderson Mendes estará disponível de forma gratuita a partir desta sexta-feira (30) no YouTube. A obra tem 15 minutos de duração e foi produzida no interior do Amazonas, nos municípios do Careiro da Várzea – na comunidade do Divino Espírito Santo – e na Vila de Paricatuba, em Iranduba.

Com a captação feita no formato 4k, o documentário retrata a história de três mulheres que realizam em suas respectivas comunidades o trabalho tradicional de parteiras, benzedeiras, rezadeiras e puxadoras.

Foto: Divulgação

“A pandemia de Covid-19 que atingiu fortemente os idosos na primeira e segunda onda, uma das nossas preocupações foi com o registro das histórias de vida dessas mulheres que fazem um trabalho tão importante e simbólico no interior da Amazônia”, conta Anderson.

A equipe aguardou a liberação do governo para viagens intermunicipais para ir a campo produzir e captar as imagens com maior segurança. “Nossa preocupação foi justamente com um protocolo de segurança tanto para as personagens quanto para nossa equipe, onde todos foram testados antes de viajar e mantivemos distanciamento nas captações, uso de máscaras e álcool em gel e um acompanhamento remoto após as filmagens. O resultado é uma obra audiovisual que promete emocionar o público que pode conferir no youtube e em breve será exibido nas telas do canal Amazon Sat”, relata o diretor.

Anderson Mendes assina roteiro, montagem, direção e produção executiva do curta-metragem, a direção de fotografia ficou por conta de Arnaldo Bentes. A produção também teve a coordenação de Jorgemar Monteiro, acompanhado de Paulina Denis e Keylla Gomes. Na montagem, finalização e edição esteve Icaro Lobo e Zeca Santos assina a trilha sonora.

O diretor do longa também comandou premiados filmes como A incrível história de Coti: Rambo do São Jorge, Picolé do Aranha e Oscarino & Peteleco.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade