Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 09 Mai 2021

Documentário amazonense ‘Mulheres da Terra’ estreia nesta sexta-feira (30)

O documentário Mulheres da Terra, do premiado cineasta amazonense Anderson Mendes estará disponível de forma gratuita a partir desta sexta-feira (30) no YouTube. A obra tem 15 minutos de duração e foi produzida no interior do Amazonas, nos municípios do Careiro da Várzea – na comunidade do Divino Espírito Santo – e na Vila de Paricatuba, em Iranduba.

Com a captação feita no formato 4k, o documentário retrata a história de três mulheres que realizam em suas respectivas comunidades o trabalho tradicional de parteiras, benzedeiras, rezadeiras e puxadoras.

Foto: Divulgação

"A pandemia de Covid-19 que atingiu fortemente os idosos na primeira e segunda onda, uma das nossas preocupações foi com o registro das histórias de vida dessas mulheres que fazem um trabalho tão importante e simbólico no interior da Amazônia", conta Anderson.

A equipe aguardou a liberação do governo para viagens intermunicipais para ir a campo produzir e captar as imagens com maior segurança. "Nossa preocupação foi justamente com um protocolo de segurança tanto para as personagens quanto para nossa equipe, onde todos foram testados antes de viajar e mantivemos distanciamento nas captações, uso de máscaras e álcool em gel e um acompanhamento remoto após as filmagens. O resultado é uma obra audiovisual que promete emocionar o público que pode conferir no youtube e em breve será exibido nas telas do canal Amazon Sat", relata o diretor.

Anderson Mendes assina roteiro, montagem, direção e produção executiva do curta-metragem, a direção de fotografia ficou por conta de Arnaldo Bentes. A produção também teve a coordenação de Jorgemar Monteiro, acompanhado de Paulina Denis e Keylla Gomes. Na montagem, finalização e edição esteve Icaro Lobo e Zeca Santos assina a trilha sonora.

O diretor do longa também comandou premiados filmes como A incrível história de Coti: Rambo do São Jorge, Picolé do Aranha e Oscarino & Peteleco.

Veja mais notícias sobre ArteCulturaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 09 Mai 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/