Cultura amazônica é tema de exposição em São Paulo

O projeto ‘Amazônia Literária‘ homenageia os 80 anos das viagens realizadas por Mário de Andrade pela região amazônica. A mostra acontece em São Paulo, na Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis. A visitação abrirá a partir de 10 de maio a 1º de agosto.

O objetivo é realizar uma imersão na cultura do Norte do país. Além da exposição, será realizado um ciclo de quatro palestras sobre a produção literária da região.

Diversidade

A exposição trabalha com todos os sentidos do público, por meio de vídeos, músicas, fotografias e figurinos que remetem à construção cultural da região. Destacam-se, na mostra, as obras literárias de Benedito Nunes (professor, filósofo e crítico literário paraense), além de poemas de autores da floresta, do Grão-Pará e da Amazônia.

Foto: Divulgação

Inclui, também, imagens das manifestações populares do Círio de Nazaré e do Carimbó e conta com uma instalação baseada em um templo xamânico, e diversas projeções que propiciam uma ambientação baseada na região Norte do país. “A maioria desconhece a literatura da Amazônia. Os estudiosos da USP estão redescobrindo a literatura da região Norte. Eu espero que ela seja compreendida e apresentada para a maior parte das pessoas”, explica o curador e palestrante Carlos Alberto da Conceição Teixeira, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC–SP.

Palestras 

As palestras buscam aprofundar os estudos sobre a produção literária e cultural da região. Na abertura da exposição, no dia 10 de maio, às 19h, acontecerá a leitura de poemas dos principais representantes da produção literária amazônica. 

Já no dia 24 de maio, às 19h, a segunda palestra, ‘A literatura de expressão amazônica’, discutirá os fundamentos que norteiam o conceito de “literatura de expressão amazônica”. A palestra ‘Sob a ótica da luz: o mito da salvação e as águas’, do dia 7 de junho, às 19h, focará um dos maiores eventos religiosos do mundo de Belém (PA): o Círio de Nazaré, realizado em devoção a Nossa Senhora de Nazaré. 

O último encontro, ‘Carimbó, batuque e poesia’, tratará do ritmo cadenciado do batuque associado à palavra poética. A palestra incluirá a exibição de um documentário sobre o assunto.

A Casa Mário de Andrade está localizada na Rua Lopes Chaves, n°.546, em Barra Funda, São Paulo (SP). Para mais informações: (11) 3666-5803 ou (11) 3826-4085. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 10h às 18h.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade