Confira os jogos que se inspiraram na região amazônica

O bioma rico em cenários e histórias, a Amazônia se tornou palco para personagens homenageando a fauna e flora e até mesmo um jogo

 
A Amazônia com toda sua beleza já foi cenário para filmes, séries e novelas, mas também o bioma e personagens amazônidas já foram retratados em jogos. O Portal Amazônia fez uma lista com as principais referências da região amazônica no universo dos games. Confira:
 
Amazônia – Aventuras na Selva
 
Em 1985, o paulista Renato Degiovani, levou a região amazônica para as plataformas ZX Spectrum e TRS 80 modelo III, com o jogo ‘Amazônia’. A história era bem simples, o jogador assumia o papel de um sobrevivente que sofreu um acidente de avião na floresta, perto a uma aldeia indígena. A jogabilidade era simples, mas fez sucesso na época. 

Foto: Divulgação
 
 

Street Fighter
 
Quem nunca jogou com Blanka na saga ‘Street Fighter’? O mostro verde, conhecido também como ‘Guerreiro da Amazônia’ é considerado o primeiro mutante brasileiro. Após sofrer um acidente aéreo, Jimmy, o nome verdadeiro de Blanka, passou a defender os animais da floresta, e dessa forma, desenvolveu habilidades especiais. Um dos cenários de Blanka em Street Fighter, retrata uma comunidade indígena, é possível ver uma jiboia e um pirarucu.

Foto: Divulgação
 
 

The Legend of Zelda:
 Majora’s Mask
 
A cultura paraense está por trás da essência do jogo ‘The Legend of Zelda: Majora’s Mask’, do Nitendo 64. A ‘Majora’s Mask’ foi inspirada no artesanato Marajoara, da Ilha de Marajó. Durante o gameplay, o jogador pode ver várias citações das obras da tribo Marajoara, como por exemplo, os gigantes despertados nos ‘dungeons’, e também a cópia vazia de Link.

Foto: Divulgação
 
 

League of Legends
 
No jogo online ‘League of Legends’ é possível adquirir uma skin chamada Nani Iara, criada pelo Riot Brasil. A personagem até rendeu um artigo com o título ‘Dos rios ao cristal líquido: uma análise da skin Nami Iara em League of Legends’, de Tarcízio Macedo e Otacílio Filho. 

Foto: Divulgação
 

Shadow Hearts
 
O avião de Blanka não foi o único que caiu na Amazônia. No jogo, ‘Shadow Hearts’, é mostrado uma cena onde o personagem Frank Goldfinger sobrevive a queda de um avião. Durante esse período, ele foi treinado em artes maciais na floresta. 

Foto: Divulgação
 
 

Knuckles Head
 
Lançado em 1992, o jogo Knuckles Head contava com grandes lutadores, entre eles a brasileira Claudia Silva, nascida em São Paulo. No fim do gameplay da personagem, o jogador descobre que Claudia vai para a floresta amazônica e desaparece. 

Foto: Divulgação
 
 

Darkstalkers
 
Na saga ‘Darkstalkers’, o jogador pode controlar a criatura Rikuo, que vem de uma linhagem de seres aquáticos e habita a Amazônia. A história de Rikou é trágica, ele teve a casa destruída e fica com o coração cheio de ódio. Ele promete se vingar da pessoa que destruiu seu lar.

Foto: Divulgação
 

Breakers
 
A Amazônia tem muitos protetores, e um deles é a guerreira Rila Estansia, que integra o jogo ‘Breakers”. A missão de Rila é assegurar que nenhum mal vai atingir a floresta amazônica. 

Foto: Divulgação
 
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade