Confira os jogos que se inspiraram na região amazônica

O bioma rico em cenários e histórias, a Amazônia se tornou palco para personagens homenageando a fauna e flora e até mesmo um jogo

 
A Amazônia com toda sua beleza já foi cenário para filmes, séries e novelas, mas também o bioma e personagens amazônidas já foram retratados em jogos. O Portal Amazônia fez uma lista com as principais referências da região amazônica no universo dos games. Confira:
 
Amazônia – Aventuras na Selva
 
Em 1985, o paulista Renato Degiovani, levou a região amazônica para as plataformas ZX Spectrum e TRS 80 modelo III, com o jogo ‘Amazônia’. A história era bem simples, o jogador assumia o papel de um sobrevivente que sofreu um acidente de avião na floresta, perto a uma aldeia indígena. A jogabilidade era simples, mas fez sucesso na época. 

Foto: Divulgação
 
 

Street Fighter
 
Quem nunca jogou com Blanka na saga ‘Street Fighter’? O mostro verde, conhecido também como ‘Guerreiro da Amazônia’ é considerado o primeiro mutante brasileiro. Após sofrer um acidente aéreo, Jimmy, o nome verdadeiro de Blanka, passou a defender os animais da floresta, e dessa forma, desenvolveu habilidades especiais. Um dos cenários de Blanka em Street Fighter, retrata uma comunidade indígena, é possível ver uma jiboia e um pirarucu.

Foto: Divulgação
 
 

The Legend of Zelda:
 Majora’s Mask
 
A cultura paraense está por trás da essência do jogo ‘The Legend of Zelda: Majora’s Mask’, do Nitendo 64. A ‘Majora’s Mask’ foi inspirada no artesanato Marajoara, da Ilha de Marajó. Durante o gameplay, o jogador pode ver várias citações das obras da tribo Marajoara, como por exemplo, os gigantes despertados nos ‘dungeons’, e também a cópia vazia de Link.

Foto: Divulgação
 
 

League of Legends
 
No jogo online ‘League of Legends’ é possível adquirir uma skin chamada Nani Iara, criada pelo Riot Brasil. A personagem até rendeu um artigo com o título ‘Dos rios ao cristal líquido: uma análise da skin Nami Iara em League of Legends’, de Tarcízio Macedo e Otacílio Filho. 

Foto: Divulgação
 

Shadow Hearts
 
O avião de Blanka não foi o único que caiu na Amazônia. No jogo, ‘Shadow Hearts’, é mostrado uma cena onde o personagem Frank Goldfinger sobrevive a queda de um avião. Durante esse período, ele foi treinado em artes maciais na floresta. 

Foto: Divulgação
 
 

Knuckles Head
 
Lançado em 1992, o jogo Knuckles Head contava com grandes lutadores, entre eles a brasileira Claudia Silva, nascida em São Paulo. No fim do gameplay da personagem, o jogador descobre que Claudia vai para a floresta amazônica e desaparece. 

Foto: Divulgação
 
 

Darkstalkers
 
Na saga ‘Darkstalkers’, o jogador pode controlar a criatura Rikuo, que vem de uma linhagem de seres aquáticos e habita a Amazônia. A história de Rikou é trágica, ele teve a casa destruída e fica com o coração cheio de ódio. Ele promete se vingar da pessoa que destruiu seu lar.

Foto: Divulgação
 

Breakers
 
A Amazônia tem muitos protetores, e um deles é a guerreira Rila Estansia, que integra o jogo ‘Breakers”. A missão de Rila é assegurar que nenhum mal vai atingir a floresta amazônica. 

Foto: Divulgação
 
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Victor Xamã: a renovação do rap que vem da Amazônia

Expoente do estilo na região Norte, artista chama atenção por timbre grave e rimas que falam do cotidiano de quem vive entre as agruras da cidade grande e a maior floresta do mundo.

Leia também

Publicidade