Pelo segundo ano consecutivo, o Espaço São José Liberto (ESJL) recebe exposição de artesanato em homenagem à padroeira dos paraenses. ‘Nossa Senhora de Nazaré entre santos’ é o tema da mostra de santos em gesso pintados artesanalmente com diversas técnicas, que será aberta nesta terça-feira, 4, às 18h, na Capela São José, com apresentação do Madrigal da Universidade do Estado do Pará (Uepa). As peças serão comercializadas no local. A entrada é gratuita.
Cerca de 40 imagens compõem a exposição. Foto: Divulgação
A mostra reúne cerca de 40 imagens de santos e anjos pintadas à mão com diversas técnicas, trabalho meticuloso das artesãs do Grupo EntreSantos, que ano passado, no mesmo local, promoveu a exposição “Nazaré e outras Marias”, retratando várias fases da vida de Maria, a mãe de Jesus.
A ambientação da nova mostra é da designer Barbara Müller. As imagens representando Nossa Senhora de Nazaré ficarão dispostas no centro da capela, rodeadas pelas demais imagens. No espaço também haverá painéis explicativos contando a história dos santos e santas.
“Este ano pensamos em trazer santos variados, mas é sempre uma homenagem para Nossa Senhora. Dessa vez quisemos mostrar santos no lugar de outras Marias (outras denominações de Nossa Senhora). Procuramos os santos mais populares e outros nem tão conhecidos assim”, conta a artesã Lilia Chaves, que integra o experiente grupo de pintura artesanal, também formado por Amélia Franco, Betty Castro, Cídia Martins e Linda Toscano.
O público que visitar a mostra poderá ver santos de sua devoção e apreciar os santos e anjos pintados, como São José, São Pedro, São Judas Tadeu, São Sebastião, Sagrado Coração de Jesus, Santo Expedito, São Miguel, São Rafael, São Gabriel, São Longuinho, São Bento, São Bernardo e o Menino Jesus de Praga, entre outros. Entre as santas, estarão expostas Santa Catarina, Santa Edwirges, Santa Rita e Santa Terezinha.
A exposição ficará aberta ao público no horário diferenciado do Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, Jurunas) no mês de outubro: de segunda a sábado, de 9h as 18h30, e aos domingos, de 10h as 18h. No sábado da procissão da Trasladação, 8 de outubro, funcionará das 9h às 15h. No domingo do Círio, dia 9, funcionará das 14h às 18h.
Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.