Belém recebe exposição da coleção de Joias ‘Revoada’

A tradição dos Pássaros Juninos de Belém como Tucano, Bem te Vi e outros grupos do Pará recebe uma homenagem na exposição de Joias intitulada ‘Revoada’ do designer José Leuan, que abre nesta quinta-feira, 16, a partir das 17h, no Espaço São José Liberto, com entrada franca.  

A mostra foi contemplada no Prêmio de Produção e Difusão Artística do Programa Seiva da Fundação Cultural do Estado do Pará – FCP. Ao total, são 81 peças, entre brincos, pingentes, anéis e pulseiras, em prata, combinadas com gemas, como granadas, quartzo róseo, madrepérola e citrino, sendo que algumas peças foram produzidas com a técnica de incrustação paraense.

Foto: Divulgação
Para o artista esta exposição pelo Programa Seiva da FCP é a realização de um sonho. “Me inscrevi para concorrer o edital por incentivo de uma design e fiquei muito animado em ser contemplado, pois por meio dele realizei um dos meus sonhos”, comemora o jovem artista de apenas 21 anos.

Inspiração

O professor de Literatura José Maria Damasceno é uma grande referência para José Leaun. “Meu pai José Maria sempre me levou para assistir as apresentações de Pássaros Juninos no bairro da Cremação. Eu tinha apenas 7 anos e ficava encantado e ainda me encanto com esta manifestação popular”, comenta.

Alguns anos depois, após ver uma notícia sobre a manifestação popular, o designer disse que sentiu vontade de fazer algo relacionado ao tema. “Redescobrir o Pássaro Junino só fez aumentar a minha paixão pela manifestação. Eu vi nas Joias, a oportunidade de falar deles com todo o brilho que eles merecem”, pontua.

A escolha do Espaço São José Liberto para o lançamento e exposição da “Coleção Revoada” não é por acaso, já que foi na instituição que Leuan iniciou as suas atividades no ramo da joalheria. “Convivendo com esse meio, surgiu a vontade de ter uma exposição minha no espaço, então realmente, o fato do São José Liberto ter me dado esse apoio foi de muita importância pra eu conseguir realizar esses meus sonhos”, comemora.

A exposição de Joias “Revoada” é uma realização do Governo do Pará por meio da Fundação Cultural do Pará com o apoio do Instituto de Gemas e Joias do Pará, organização social que gerencia o Espaço São José Liberto, por meio da Secretaria de Estado pelo Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade